Centro de Pesquisa da Empaer poderá ser utilizado para ressocialização de reeducandos em regime semiaberto

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 16/08/2017 18h10, última modificação 16/08/2017 18h11
Solicitação foi feita por vereadores ao deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e secretários estaduais

Em Sinop (MT), o Centro de Pesquisa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) poderá ser utilizado para a implantação de uma unidade penal de cumprimento do regime semiaberto para reeducandos do presídio Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem). A solicitação foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Ademir Bortoli (PMDB) e os vereadores Billy Dal Bosco (PR), Professora Branca (PR) e Joacir Testa (PDT), durante reunião nesta quarta-feira (16), em Cuiabá, ao deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) e as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Segurança Pública (Sesp) e Empaer.

A área, que não é utilizada no momento, está localizada nas proximidades do presídio e conta com cerca de 15 alqueires para uso da terra, além da estrutura física que inclui refeitório, cozinha, setor administrativo, banheiros e alojamento. De acordo com o presidente do Conselho da Comunidade, Denovan Isidoro de Lima, o espaço é ideal para o desenvolvimento de atividades que envolvam os reeducandos em regime semiaberto no município. “Atualmente mais de 700 presos estão em regime semiaberto em Sinop. A maioria fica o período diurno nas residências e sem trabalhar, o que aumenta consideravelmente os riscos de reincidência e o retorno dos mesmos para o regime fechado”, pondera o advogado.

A intenção é que os reeducandos trabalhem com a produção de hortaliças, viveiro, a criação de aves e alguns animais entre outras atividades. “Sabemos que a ressocialização é muito complicada. Na unidade eles terão ainda a possibilidade de ter uma renda oriunda do trabalho, podendo ajudar também a família”, observa Lima.

O presidente da Câmara, Ademir Bortoli, ressalta a relevância do trabalho no processo de reinserção dos reeducandos. “Temos que batalhar por projetos que possuam o objetivo de reinserir os reeducandos ao convívio social por meio do trabalho, como forma de resguardar a dignidade de cada um, fato relevante para a diminuição da reincidência”, declara Bortoli.

Outras demandas

Os vereadores solicitaram ainda, junto a Sesp, um convênio firmando parceria com o Conselho da Comunidade de Sinop para a implantação de uma Oficina Ortopédica na penitenciária Ferrugem. “Entendemos que a implantação dessa oficina irá cooperar para a ressocialização dos reeducandos que estão também em regime fechado”, complementou Billy Dal Bosco.

Outra demanda apresentada pelos vereadores foi a necessidade de se instalar um Posto da Polícia Militar para atender o complexo de bairros que compreende o Vila Santana, Jardim América, Boa vista, Vila Mariana, Sebastião de Matos, Bom Jardim, Residencial Sabrina I e II, Umuarama II e Chácara Monaliza. “A região está entre as que apresentam maior índice de violência na cidade. A proximidade da polícia deve gerar mais proteção, comodidade e segurança aos moradores daquela região e consequentemente a toda a população”, finaliza Bortoli.

Definições

No próximo dia 24 de agosto, às 10h, os vereadores devem se reunir na Câmara Municipal de Sinop com o secretário da Sejudh, Cel. PM Airton Benedito de Siqueira Junior; secretário adjunto da Sesp, Gustavo Garcia; Comandante Regional da PM de Sinop, Coronel Valter Luiz Razera; diretor de Pesquisa e Fomento da Empaer, Antonimar Marinho e o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco. Após a reunião as autoridades devem visitar a região do complexo de bairros e as instalações da Empaer.

Participaram da reunião em Cuiabá o presidente da Câmara, Ademir Bortoli, vereadores Billy Dal Bosco, Professora Branca e Joacir Testa; o secretário Chefe da Casa Civil, José Adolpho; secretário da Sejudh, Cel. PM Airton Benedito de Siqueira Junior; Coordenador da Empaer, Sebastião Campos Filho; secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanuel Flores; o secretário adjunto da Sesp, Gustavo Garcia e o presidente do Conselho da Comunidade de Sinop, Denovan Isidoro de Lima.