Comissão fará levantamento sobre óbitos de crianças em Sinop

por julia — publicado 21/06/2016 19h15, última modificação 28/06/2016 16h16

A comissão instalada pela Câmara de Sinop que apura denúncias contra a administração do Hospital Regional se reuniu na tarde desta terça (21) para definir novos encaminhamentos. Segundo o vereador Francisco Specian (PMDB) já foi descartada qualquer hipótese de super bactéria na unidade hospitalar.

“Isso foi descartado, nós falamos com a administração do Hospital e com a Secretaria de Saúde. O que nós vamos fazer agora é confrontar os dados encaminhados pelo Hospital Regional com os dados da vigilância epidemiológica, porque tem se a impressão de que todas as crianças que morreram são de Sinop”, explicou o parlamentar.

De acordo com o vereador, no comparativo será avaliado se as crianças são moradoras de Sinop. Specian lembra ainda que no ano passado a UTI pediátrica do Hospital Regional não funcionava e, com a ativação da unidade, aumentou o número de atendimentos a pacientes de outros municípios.

Além do levantamento, os vereadores que integram a comissão vão encaminhar dois novos questionamentos à Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, Organização Social que administra o Regional.

“Queremos saber se o repasse da Secretaria Estadual está em dia e se ocorre algum tipo de troca de equipamentos ou mobiliários do Hospital Regional para o Santo Antônio”, questionou o parlamentar.

Também participaram da reunião os vereadores Júlio dias (DEM) e Carlão Coca-cola (PTB).

A comissão foi instalada por meio da portaria 049/2016. Dentre as várias denúncias que serão apuradas, os parlamentares vão verificar as denúncias de atrasos nos pagamentos dos salários dos servidores, vale alimentação e FGTS.

Também integram a comissão os vereadores Dalton Martini (PP), Fernando Assunção (PSDB), Fernando Brandão (PR) e Roberto Trevisan (PR), o Betão.