Definido presidente e relator da CPI da Águas de Sinop

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 25/04/2017 14h17, última modificação 25/04/2017 14h17
Primeira ação da Comissão será se reunir com a prefeita Rosana Martinelli

O vereador Tony Lennon (PMDB) irá presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Sinop, que irá apurar se a cobrança de faturas de água no município está dentro dos parâmetros contratuais e de acordo com a legislação vigente. Como relator, foi eleito o vereador Hedvaldo Costa (PR). Ainda como membros estão Joacir Testa (PDT), Joaninha (PMDB) e Dilmair Callegaro (PSDB).

A primeira ação da Comissão será se reunir com a prefeita Rosana Martinelli, ainda esta semana. “Pretendemos reforçar junto ao executivo o posicionamento dessa Casa com relação à situação que envolve a Concessionária Águas de Sinop e solicitar a prefeita para que sejam paralisadas cobranças referentes ao esgoto, por exemplo, uma vez que o cidadão não deve pagar por um serviço que ainda não está funcionando”, informa Tony Lennon.

Requerimento de documentos, averiguação de abusos por parte da empresa com relação à cobrança de tarifas, oitivas com representantes da Concessionária, sociedade e, se necessário, políticos estão entre as ações que farão parte do processo investigatório da CPI como adianta o relator, Hedvaldo Costa. “Pretendemos também averiguar, por meio de estudo técnico, se há adulteração nos hidrômetros, verificando se existe a interferência de outros elementos, como a passagem de ar, que podem influenciar no valor final da fatura do consumidor. Vamos nos utilizar de ferramentas para que o trabalho da Comissão seja feito com lisura e transparência para que possamos esclarecer as questões relacionadas a Águas de Sinop que tanto têm prejudicado e incomodado a população sinopense”, finaliza o vereador.

A CPI terá o prazo de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias, para conclusão dos trabalhos.