TCE irá implantar projeto piloto do PDI na Câmara de Sinop

por Suzana Machado publicado 09/02/2017 13h06, última modificação 09/02/2017 13h06

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Mato Grosso irá implantar na Câmara de Vereadores de Sinop, um projeto piloto do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). De acordo com a secretária executiva da pasta de Apoio às Unidades Gestoras, Naíse Silva Freire, o objetivo é capacitar os vereadores e colaboradores (efetivos e comissionados) da Casa de Leis. “Na avaliação geral do ano passado do PDI, Sinop foi uma das cidades destaques em resultados dentro do Programa. Porém, notamos que as ações devem se estender além do poder executivo. É essencial que os representantes do legislativo tenham conhecimento sobre as leis orçamentárias, uma vez que para o plano municipal ter andamento é necessária a aprovação dos vereadores”, afirma Naíse.
No atual mandato, somente três vereadores foram reeleitos em Sinop. “Não sabemos o nível de conhecimento específico dos novos vereadores. Nossa intenção é capacitá-los para que possam aprovar e avaliar as demandas com mais propriedade, decidindo assim o que é melhor para a comunidade. É importante saberem também como funciona e deve ser realizada uma audiência pública, por exemplo, ato tão importante na defesa dos interesses da sociedade em geral”, acrescenta a secretária.
A capacitação será realizada de 27 a 31 de março, na Câmara de Vereadores, no período noturno. Na próxima segunda-feira (13), o auditor do TCE, José Marcelo Almeida Perez, deve participar da sessão do legislativo, na qual irá apresentar mais detalhes sobre o projeto piloto do PDI.
O presidente da Casa de Leis, Ademir Bortoli (PMDB), que esteve em reunião com o presidente do TCE, Conselheiro Antônio Joaquim, nesta quarta-feira (08), em Cuiabá, destaca a importância dos cursos e orientações ministradas pelo Tribunal. “Os vereadores precisam se integrar sobre as peças orçamentárias e se aproximarem do Tribunal de Contas. A atualização deve ser permanente para que possamos votar, orientar e fazer indicações que irão ao encontro do bem coletivo”, frisa Bortoli.
Agenda
Além do presidente da Câmara, os vereadores Billy Dal Bosco (PR) e Leonardo Visera (PP), o secretário geral da Casa, Pedro Serafim e o procurador jurídico Estevan Contini, também se reuniram com o presidente do TCE. A agenda contou ainda com visita ao Conselheiro João Batista Júnior, responsável pelas contas da Câmara no Tribunal.
Os vereadores também estiveram com os deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco (DEM), Baiano Filho (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB). “Fizemos algumas solicitações aos deputados, cobrando emendas para o município”, acrescentou Visera.
Durante visita a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, os vereadores protocolaram documento solicitando recursos para pavimentação asfáltica em Sinop.