Vereador defende a entrega de medicamentos para pacientes em casa

por Iderlei Rosaneli/Assessor parlamentar — publicado 22/03/2017 09h46, última modificação 22/03/2017 09h46

Na sessão da última segunda-feira (20) o vereador Adenilson Rocha (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 014/2017, que defende a implantação do programa municipal de entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo a pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos (Remédio em Casa).

O parlamentar considerara o projeto de relevância social. “Juntamente aos aspectos legais e sociais, há de se enfocar, em especial o caráter altamente humanitário do projeto, pois este irá aliviar o sofrimento daquelas pessoas idosas e com dificuldades de locomoção, assim declaradas pelo medico que prescreve o medicamento”, ressalta o vereador.

O Projeto de Lei visa assegurar a pessoa com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos o recebimento gratuito, em sua residência, de medicamentos de uso contínuo cuja distribuição seja feita pela secretaria municipal de Saúde, por meio dos agentes de saúde.

“É fato que, situações simples do dia-a-dia, podem ser dificultosas para as pessoas idosas e as com dificuldades de locomoção, sendo, portanto, importante à implantação desta proposta para a garantia da saúde das mesmas, em especial para evitar que fiquem privados do seu direito essencial à saúde, resguardando desta forma sua dignidade como seres humanos”, enfatiza Rocha.

A proposta foi aprovada pelos vereadores e segue para as comissões competentes e volta para votação do Projeto de Lei.

A Câmara também aprovou o Projeto de Lei nº 04/2017, de sua autoria, que institui a meia-entrada para doadores de medula óssea que se encontram cadastrados no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A proposta visa o aumento do número de doadores, uma vez que a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de 1 em cada 100 mil pessoas. “Estamos pensando em todas as pessoas que precisam deste tipo de transplante. Com o projeto estamos incentivando a doação de medula, que tem como objetivo principal salvar mais vidas”, enfatiza o vereador.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário procurar o Hemocentro, localizado no Centro da capital Cuiabá e ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Rocha apresentou também duas indicações. A primeira pedindo a necessidade da troca de lâmpadas da iluminação pública na Estrada Claudete, entre os bairros Jardim Milão e Jardim Bougainville e também a limpeza da rotatória na entrada do Jardim Bougainville.

A segunda pediu a necessidade de limpeza da área institucional do município, localizada no Bairro Umuarama I, compreendendo a Avenida dos Jacarandás, Rua Filadélfia, Rua Macedônia e Rua das Samambaias, cascalhamento das vias citadas e reparos na iluminação do campo de futebol.