Vereadores visitam usina em etapa de conclusão de relatório de Comissão

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 09/06/2017 18h40, última modificação 09/06/2017 18h40

Vereadores da Câmara Municipal de Sinop (MT) visitaram na manhã desta sexta-feira (09), o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE). O tour integra as ações da Comissão Especial de acompanhamento do processo de instalação do empreendimento.

O presidente da Comissão, Luciano Chitolina (PSDB), adianta que o relatório final está em fase conclusiva. A previsão é de que o material seja entregue em aproximadamente dez dias. “Viemos conhecer a obra e ter a oportunidade de tirar algumas dúvidas dentro do empreendimento relacionadas à questão da malha viária, as indenizações às famílias atingidas pela barragem, saber de que forma está sendo gasto a contrapartida da usina nas cidades que ela abrange, principalmente Sinop. Nada melhor do que vir in loco para conferir estes e outros fatores”, acrescentou o vereador.

O diretor de Meio Ambiente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, complementou que a visita é uma forma dos vereadores entenderem mais sobre o empreendimento. “Atendemos a todas as solicitações da Comissão, indo até a Câmara. Sempre estamos abertos a responder todo e qualquer questionamento. A visita também é uma oportunidade para que os vereadores compreendam mais como nosso trabalho é pensado e desenvolvido”, informou Padilha.

Chitolina observa que o empreendimento vai gerar recursos para o município, energia para o país, mas o processo de instalação tem que ser analisado para que todos os envolvidos sejam realmente beneficiados. “Independente dos pontos benéficos, temos que entender que o cidadão, que está diretamente envolvido nesse processo, não poder ser prejudicado, deve ser tratado de maneira justa e ter seus direitos garantidos”, finaliza o vereador.

Além do presidente da Comissão, Luciano Chitolina, os membros Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP) e Maria José (PMDB) visitaram as instalações da usina, acompanhados ainda dos vereadores Adenilson Rocha (PSDB), Ícaro Francio Severo (PSDB) e Professora Branca (PR).