Bandeira

Coragem e audácia!

Bandeira de Sinop

Legislação

O Decreto nº 23/81, de 27 de outubro de 1981, oficializa o Brasão de Armas e a Bandeira de Sinop. Na época sob a gestão do prefeito nomeado Oswaldo Paula.

Características

Esquartelada em Sautor, ou Cruz de Santo André (de quatro peças), sendo os quartéis em verde, separados por faixas brancas sobrepostas por azul, entrecruzado no sentido diagonal; no centro, sobre o cruzamento das faixas, um retângulo em amarelho, no qual está aplicado o Brasão de Armas.

Simbolismo

Conforme a tradição portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, a bandeira de Sinop é esquartelada em Cruz de Santo André, que evoca a fé cristã de seu povo.

O Brasão contido no retângulo amarelo central representa o Governo Municipal, enquanto que o retângulo simboliza a cidade sede do município; a cor amarelo simboliza riqueza e glórias; as faixas simbolizam a irradiação dos poderes municipais, sendo o branco o progresso, a paz, a coragem e a fraternidade entre os homens de boa vontade, a audácia e a coragem dos pioneiros.

Os quartéis verdes representam a riqueza vegetal sobre a qual o homem deposita sua esperança, no presente e no futuro.