Ademir Debortoli cria projeto propondo campanha para desestimular esmolas em Sinop
Durante a 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (18) no plenário Jorge Abreu, o vereador Ademir Debortoli teve aprovado em primeira e única votação projeto que visa combater a cultura da esmola no município e apresentou solicitação de melhoria em área esportiva.
O Projeto de Lei 080/2025 autoriza o município a instituir a campanha socioeducativa "Dê Futuro, Não Dê Esmolas", que tem como objetivo desestimular a prática de dar esmolas por meio da conscientização da população sobre os malefícios ocasionados por esse hábito. A proposta prevê que o Poder Executivo promova orientações direcionadas à população sobre as diversas ações já realizadas pelo município para atender cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
A campanha incluirá a elaboração de peças de mídia destinadas a desestimular a prática de dar esmolas, divulgando meios pelos quais a população poderá obter informações sobre ações sociais do município. O projeto autoriza ainda a realização de convênios ou parcerias com a iniciativa privada para dar maior alcance aos objetivos da lei.
Segundo a justificativa do projeto, a esmola mantém uma espécie de "ecossistema social" que financia e fomenta o consumo progressivo de drogas lícitas e ilícitas. A proposta busca um programa de ajuda mais pragmático e institucionalizado, que traria resultados mais efetivos na mitigação do problema social.
O vereador também apresentou Indicação solicitando ao prefeito Roberto Dorner o plantio de grama na quadra do bairro Jardim América. Segundo o documento, a grama em espaços públicos como quadras oferece diversos benefícios, promovendo saúde, bem-estar e integração social, além de proporcionar um ambiente mais agradável esteticamente e reduzir o impacto em atividades físicas.