Câmara cria lei que beneficia pacientes que dependem de medicação gratuita

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 21/10/2021 19h45, última modificação 21/10/2021 19h43

A partir de agora a Prefeitura de Sinop terá que disponibilizar no site do Executivo a lista de remédios que estão disponíveis na rede de farmácias do município. A medida é resultado de uma lei criada e aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Roberto Doerner.

De acordo com a lei, além dos medicamentos disponíveis nas farmácias, os remédios que estão em falta e a data prevista para retomada da entrega, também devem ser informados. Os locais onde há a medicação e a documentação necessária para retirada, também deverão ser divulgados.

O autor, vereador Lucinei (MDB), disse que a lei foi criada para facilitar a vida das pessoas que dependem de medicação gratuita e residem longe das unidades distribuidoras. “É uma forma em ajudar todos os usuários aqui do município para que eles tenham um controle, por exemplo, de qual remédio tem à disposição, qual está faltando, em que ponto tem para entregar”, destacou referindo-se o fato em evitar deslocamento de pacientes desnecessário. “Ainda é um projeto (lei) que ajuda muito na distribuição e no controle dos vencimentos dos remédios”, pontuou.

“É uma questão de respeito a população sinopense, uma questão de facilitar o acesso à saúde de medicamentos que são de grande relevância para a saúde da população”, lembrou a vereadora Graciele (PT), presidente da comissão de saúde. “O prefeito sancionou (a lei), porque viu que realmente é uma necessidade e a Secretaria de Saúde tem trabalhado com o Estado para que esses medicamentos não faltem”, informou o vereador Ademir Debortoli (Republicanos), líder no prefeito. “Temos um papel fundamental, não é somente o de criar leis como é, mas a fiscalização. É fiscalizar para que a gente possa sempre dar transparência e responsabilidade para que a população possa sempre estar no cobrando”, lembrou o vereador Adenilson Rocha (PSDB).

A criação da lei trouxe facilidade para quem precisa ir até a uma farmácia da rede pública e retirar a medicação. “Vai ser bom porque a gente olha (na internet) os que tem para vir buscar e se não tem a gente não vem. Evita da gente pegar uma lotação para vir buscar”, ressaltou a aposentada Maria Elíria da Rocha. “É muito bom né. Tudo o que é para beneficiar nós, povo, é muito bom”, comemorou a zeladora Jandira Gomes. “É muito bom porque não precisa das pessoas virem aqui e perder tempo, perder a viagem. Quem trabalha mesmo, praticamente não tem tempo”, lembrou a dona de casa, Gelcina Pereira dos Santos.

Além dos pacientes, os servidores que trabalham nas unidades regionais de farmácia também aprovaram a lei. “Hoje tem algumas unidades de farmácias regionais aqui em Sinop, então a gente vai saber se lá na André Maggi tem o medicamento para poder indicar para o paciente. As vezes não tem aqui nosso estoque, acabou esgotando, e ele (paciente) vai poder retirar lá André Maggi. Ajuda bastante o nosso trabalho”, explicou o responsável pela CIAMS Jacarandás, Alan Blanc.

A lei foi sancionada no dia 17 de setembro desse ano e o prazo para que a Prefeitura disponibilize a lista é de 90 dias, a partir da data de publicação da sanção.