Célio apresenta demandas para a pasta da Saúde

por Fabricia Viêro/Assessora Parlamentar — publicado 17/11/2021 19h27, última modificação 17/11/2021 19h27

Durante a 40ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na terça-feira (16.11), o vereador Célio Garcia (DEM), teve a aprovação das duas Indicações apresentadas.

A primeira solicitação veio por parte dos pacientes que procuram o atendimento na UBS Jardim Ibirapuera, segundo os mesmos, alguns aparelhos de ar condicionado estão com defeito, devido a falta de manutenção, a recepção da Unidade de Saúde se encontra com os ventiladores quebrados. E a maior preocupação é quanto as camas hospitalares que estão enferrujadas e os colchões rasgados.

“Estou pedindo a Secretaria Municipal de Saúde que olhe com carinho para essas pessoas, o risco de contaminação é gigantesco, são dezenas de atendimentos por dia nessa unidade, e como é feito a higienização se os colchões estão rasgados? É preocupante isso tanto aos pacientes quanto aos profissionais, falta ar-condicionado, ventilação, as pessoas precisam aguardar no calor, e fora que o local está sendo utilizado como a UPA, ou seja, a procura está maior na região”, disse Célio Garcia.

Outro pedido foi para se criar o Cargo de Agente de Endemias, que está extinto no município desde 2015. Atualmente a nomenclatura é Agente de Serviços de Saúde, e com isso acaba que muitos servidores são redistribuídos em outras funções.

O Agente de Endemias, tem como atribuição de prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. Sua atuação se dá na visita em casas e empresas para identificar possíveis focos transmissores, além da orientação das comunidades. Além disso, faz vistoria em depósitos e terrenos; a inspeção de calhas, telhados e caixas d´água; orientações para o tratamento e prevenção de doenças infecciosas e a aplicação de inseticidas e larvicidas. Em Sinop, são apenas 20 pessoas que fazem esse trabalho, e como estamos no período de chuvas, a demanda é maior.

“Quero enaltecer o trabalho desses poucos servidores que estão na endemias, temos em Sinop mais de 220 mil imóveis, ou seja, será humanamente impossível esses profissionais realizarem o trabalho em todo o município, precisamos de mais pessoas, por isso, a necessidade de se criar o Cargo de Endemias, para que o servidor não seja transferido para outro posto”, concluiu o vereador.

registrado em: