Com projetos só de vereadores, Câmara realiza 37ª sessão ordinária do ano

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 05/11/2018 17h53, última modificação 05/11/2018 17h53
Com projetos só de vereadores, Câmara realiza 37ª sessão ordinária do ano

Foto: Gilson Carlos

A Câmara Municipal de Sinop se reuniu na tarde desta segunda-feira (5) para a realização da 37ª sessão ordinária do ano. Os parlamentares votaram cinco Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, uma Moção de Aplauso, cinco Requerimentos e uma Moção de Apelo, além de encaminharem quatro Projetos de Lei e um Projeto de Lei Complementar para análise das comissões permanentes do Poder Legislativo.

Todas as matérias apreciadas foram encaminhadas pelos vereadores. Em segunda e última votação, foram aprovados os projetos do vereador Leonardo Visera (PP) para estender o prazo por mais três anos para a Associação dos Surdos e Mudos de Sinop (Assinop) construir sua sede no terreno doado pelo município; da Professora Branca (PR) definindo data para a realização de uma semana de ações que visam preservar os ipês plantados no município; da vereadora Maria José da Saúde (MDB) instituindo o Dia do Biomédico a ser comemorado nos dias 23 julho; e o do vereador Billy Dal Bosco (PR) para criar a Semana Municipal Doadores do Futuro nas escolas públicas e privadas.

Maria José da Saúde ainda teve um Projeto de Lei aprovado para inserir a Festa do Costelão da Associação Comunitária Rural Nova Esperança, realizada anualmente no dia 1 de maio, no calendário oficial de eventos do município. E o Projeto de Lei do vereador Luciano Chitolina (PSDB) cria o Dia Municipal do Hip-Hop, a ser celebrado no dia 12 de novembro.

Com Projetos de Decreto Legislativo, o vereador Hedvaldo Costa (PR) homenageou a escritora Marta de Miranda e a educadora física Janete Dacroce com o título de Cidadã Sinopense Honorária. Com Moção de Aplauso, a vereadora Professora Branca prestou homenagem aos integrantes da Banda de Percussão Marcial FEEMA, por representar Sinop na 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras, conquistando o vice-campeonato.

Os projetos apresentados nesta sessão foram aprovados em primeira e única votação.

Os Requerimentos foram utilizados pelo vereador Adenilson Rocha (PSDB) para cobrar informações da Secretaria Municipal de Educação; a respeito do andamento da construção Centro de Iniciação Esportiva, que inclui ginásio de esportes e pista de atletismo, da comunidade Sabrina; e também pediu informações sobre a as Atas de Registro de Preços 140 e 141 deste ano.

O presidente Ademir Debortoli (MDB) requereu informações sobre o contrato referente à construção da quadra poliesportiva da escola municipal Lindolfo José Trierweiler e Chitolina quer saber informações sobre o asfaltamento nos bairros Nações, Andorinhas, Jardim Vitória e Bom Jardim.

A Moção de Apelo foi proposta por Debortoli, assinada por todos os parlamentares e direcionada ao governador Pedro Taques (PSDB), com cópia a toda a bancada federal de Mato Grosso, para que o Estado efetue o repasse financeiro, por meio do Instituto Gerir, ao Hospital Regional de Sinop. O apelo é para o pagamento de funcionários com salário atrasado desde agosto, para aquisição de insumos básicos necessários para atendimento dos pacientes, para manutenção do hospital e para que o Governo apresente um plano de contingenciamento imediato.