Leonardo Visera cobra reparos em Academias da Terceira Idade

por Roneir Corrêa de Menezes/Assessoria do Gabinete — publicado 03/10/2018 18h10, última modificação 03/10/2018 18h10

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, por unanimidade, durante a 32ª sessão ordinária realizada na segunda-feira (1), a indicação de autoria do primeiro vice-presidente, vereador Leonardo Visera (PP), cobrando a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura a manutenção periódica das academias da Terceira Idade. A matéria é resultado da reclamação feita pelo morador Pedro Gabriel, que frequenta e faz uso da área em destaque.

“É altamente relevante a manutenção dessas academias, ao meu ver. As pessoas usam, mas nesse caso deixaram de usar porque muitos estão enferrujados, pontiagudos, quebrados. O risco de alguém passar e se cortar, até uma criança mesmo, é iminente. Se um idoso for usar, pode escorregar e corta o pé, ou acontecer algo mais grave”, disse Pedro.

Atendendo ao pedido feito, Visera elaborou uma matéria legislativa, inclusive anexando fotos, pedindo que o Executivo Municipal faça a devida manutenção em todas as academias e que elas sejam feitas em períodos curtos para mantê-las em bom estado.

“Os instrumentos são de fundamental importância para as pessoas que fazem uso, mas infelizmente, no momento, está colocando em risco a saúde e até mesmo a vida dos idosos, adolescentes e crianças que os frequentam. Alguns aparelhos estão trincados e podem quebrar e causar ferimento grave na pessoa que estiver usando. A solicitação é caso de saúde e segurança”, ressaltou o vereador.

Segundo Pedro, existem outras academias espalhadas na cidade que estão sem manutenção há algum tempo, o que inviabiliza até o frequentar da praça a qual está instalada. “Essa [academia do Gigantão] está mais deteriorada porque é mais usada, mas tem outras mais afastadas da área central, que estão sem manutenção geral, inclusive o mato tomou conta”, concluiu.

Na mesma reunião, Leonardo Visera apresentou outra indicação. Desta vez, sugerindo que a Prefeitura de Sinop declare de Utilidade Pública a Associação dos Surdos e Mudos de Sinop (Assinop). Para o legislador, a entidade presta serviço de relevância para a sociedade, promovendo eventos de inserção dos mudos e surdos, e defendendo os direitos adquiridos.