Marinha instala agência fluvial em Sinop

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 21/04/2022 12h07, última modificação 21/04/2022 12h07

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (20) a Agência de Capitania dos Portos da Marinha em Sinop. A solenidade de instalação da agência Fluvial contou com a presença do alto escalão da Marinha do Brasil e de autoridades de Sinop e região. Na cerimônia, o Comandante de Operações, Auxiliar Da armada, capitão-tenente Vinicius Oliveira Celestino foi empossado no comando da agência.

A sede da agência fica tem 780 metros quadrados de área construída, e fica localizada na rua das Orquídeas, no bairro Jardim Primaveras. As obras, que iniciaram em abril de 2020, recebeu investimentos de R$ 1,9 milhão. A Câmara Municipal teve um papel importante para que a marinha pudesse se instalar no município, pois foi graças a aprovação do parlamento que a área institucional onde a unidade foi construída, pode ser repassado à marinha. Segundo o presidente do legislativo, Elbio Volkweis (Patriota), não faltarão apoio para os trabalhos da corporação.

“A instalação da Marinha é um marco importante para o município e para toda a região norte. E nós, vereadores seremos sempre parceiros e nos colocamos a disposição para colaborar, para que o trabalho dos militares seja o melhor possível aqui. A importância da Marinha é muito grande. A instalação dela, no meio do centro-oeste, não é apenas para fiscalizar, mostra a importância da nossa região, e nós temos que valorizar isso” afirmou Elbio.

Segundo o almirante de Esquadra e Comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen, além de fiscalizar rios e lagos, a agência de Sinop também será um órgão orientador. “O trabalho da Marinha em Sinop visa manter a autoridade marítima, com ações de segurança à navegação, salva guarda da vida humana, em rios e lagos. Essas ações demandaram uma presença intensa da Marinha para fiscalização, não só em atividades de cunho comercial como também pesca, esporte e lazer, assegurando o cumprimento das legislações”.

A unidade de Sinop será responsável pela malha fluvial que abrange 25 munícipios da região, e contará inicialmente com 21 militares da Marinha e três embarcações. Além de fiscalizar rios e lagos, a agência também será um órgão orientador.

“A região é grande e necessita de um número de pessoas adequado para realizar as operações. À medida que for necessário o aumento de fiscalização, correspondentemente a Marinha aumentará o reforço aqui na região. Sinop é uma cidade estratégica, e tem um potencial enorme, além de um grande potencial energético, e a Marinha como uma de suas atribuições ela visa proteger, fiscalizar esse tipo de ambiente”, ressaltou o Capitão Tenente Vinicius Oliveira Celestino.

Além de garantir a segurança nos rios da região, a vinda da Marinha para Sinop abrirá portas para a economia local. “É uma honra muito grande a Marinha estar presente no nosso estado, em nosso município, para realizar o trabalho que ela sempre fez, de fiscalização e orientação às pessoas. Isso valoriza ainda mais a nossa região, que tem crescido muito e com certeza, a população será a mais beneficiada com essa instalação”, concluiu o prefeito Roberto Dorner