Mário quer instituir Semana de prevenção ao câncer infanto juvenil

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 17/11/2021 19h30, última modificação 17/11/2021 19h30

A criação de uma lei que institua a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção do Câncer Infantojuvenil, foi uma das propostas apresentadas pelo vereado Professor Mário (Pode), na sessão dessa terça-feira (16), na Câmara de Sinop. O parlamentar também apresentou um requerimento e duas indicações, que foram aprovados pela bancada.

Segundo o projeto, os trabalhos de conscientização devem ser realizados na semana do dia 23 de novembro, dia em que se comemora o combate ao câncer infantil. O objetivo, conforme a proposta, é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença ainda na infância ou adolescência. Para isso, orientar a população sobre sinais, sintomas e fatores de risco da doença, campanhas educativas, criação de banco de dados de pesquisas, entre outras atividades, devem ser realizadas durante a semana educativa.

“Quanto mais se conhece o câncer, mais fácil fica diagnosticar e prevenir”, destacou. “O objetivo desse projeto é despertar a atenção dos cuidados para com a saúde, ações de prevenção e busca de tratamento adequado para a doença”, justificou lembrando que há 5 anos é desenvolvido em Sinop um projeto do Hospital de Amor em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Sinop.

O parlamentar também apresentou o requerimento que solicita informações da área central da avenida André Maggi, entre as avenidas Tarumãs e Flamboyants. O vereador quer saber se o local é considerado área verde e se há projetos para construção de ciclovia e pista de caminhada no canteiro central da via.

Além disso, Mário sugeriu ao Executivo que crie uma lei que isente do pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), pessoas com impedimento físico, mental ou sensorial, e cobrou a instalação de postes de iluminação pública na avenida das Sibipirunas, no trecho entre as avenidas Jequitibás e Pinheiros.

registrado em: