PL de Elbio obriga retirada de cabos excedentes nos postes de energia

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 31/05/2022 20h39, última modificação 31/05/2022 20h39

Os vereadores da Câmara de Sinop votaram e aprovaram em primeira e única votação, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei (PL) nº 025/2022, que obriga a identificação do cabeamento, alinhamento e retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia elétrica.

O Projeto de Lei foi proposto pelo presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriotas), ao lado de Célio Garcia (União Brasil) e Paulinho Abreu (PL), e encaminhado para sanção do prefeito Roberto Dorner para se tornar lei.

O objetivo do PL é organizar a rede elétrica urbana de Sinop, de forma que seja feita a identificação do cabeamento, alinhamento e retirada de fiação excedente, conforme rege a Norma Técnica ABNT/NBR 15214, que trata do assunto relacionado ao compartilhamento de fios de telecomunicações com a rede de distribuição de energia elétrica.

“Por via de regra, os postes de iluminação pública são compartilhados para suporte de rede elétrica, cabos telefônicos, internet, e é aí que está o problema: identificar apenas com a visão o que é cada um deles. Sabe-se que para uma pessoa leiga fica muito complicada a identificação”, diz trecho do texto.

“Além disso, traz transtornos a moradores, risco de acidentes, além de ser visualmente horrível e ter uma aparência de ninhos de fios pendurados nos postes”, completou a propositura.

registrado em: