PL de Graciele institui Semana de prevenção à Hanseníase

por Igor Marangon/ Assessoria Câmara Municipal — publicado 08/06/2021 12h10, última modificação 08/06/2021 12h10

A vereadora Professora Graciele (PT) aprovou em segunda e última votação o Projeto de Lei 019/2021, de sua autoria. A proposta institui no município a “Semana de Combate e Prevenção à Hanseníase”, a ser realizada anualmente na última semana do mês de janeiro, com objetivo de conscientizar e diagnosticar precocemente a Hanseníase.

O Projeto de Lei prevê a realização de atividades oficiais voltadas à conscientização, prevenção e explicação da doença durante a “Semana Roxa”, como é conhecida a semana de combate e prevenção à Hanseníase. 

Em sua justificativa, o documento ressalta a importância do diagnóstico na fase inicial, em que ainda não haja dano neural. “O diagnóstico precoce é muito importante e crucial para o controle da doença. Se a pessoa procurar logo atendimento médico e tomar a medicação, ela fica bem. Mas se o paciente deixa a hanseníase evoluir, os antibióticos não têm o poder de reverter o dano neural”, ressalta Graciele. 

A matéria foi aprovada durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (07.06), e segue agora para sanção do poder executivo municipal.