Toninho Bernardes quer proibir dinheiro público em shows com apologia ao crime

por Marco Stamm publicado 01/04/2025 08h50, última modificação 01/04/2025 08h50
Toninho Bernardes quer proibir dinheiro público em shows com apologia ao crime

Foto: Letícia Rocha

Durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (31), o vereador Toninho Bernardes teve aprovadas quatro proposituras voltadas à regulamentação de contratações públicas, à melhoria da mobilidade urbana e homenagens.

O plenário aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei 001/2025, de autoria do parlamentar, que proíbe a contratação, com recursos públicos, de shows, artistas ou eventos voltados ao público infantojuvenil que promovam apologia ao crime organizado, ao uso de drogas, à violência, ao desrespeito à fé ou a valores familiares durante suas apresentações. A propositura ainda voltará a ser discutida no plenário.

Segundo Berbardes, a proposta tem como objetivo garantir que eventos custeados pelo poder público respeitem o princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, evitando a exposição precoce a temas e comportamentos inadequados.

A medida também visa combater a erotização infantil e promover um ambiente mais seguro, educativo e ético para o público infantojuvenil, conforme alertas de entidades como a Sociedade Brasileira de Psicologia.

Além do projeto, foram aprovadas duas indicações do vereador. Em uma delas, Toninho Bernardes sugeriu a construção de um ligamento entre a Avenida Oscar Niemeyer e a Avenida dos Flamboyants, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região. A solicitação foi encaminhada com cópia ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Lúcio Silva.

Na segunda indicação, o parlamentar propôs a implantação de um retorno na Avenida das Palmeiras, nas proximidades da Rodoviária Municipal. A medida busca oferecer maior fluidez ao trânsito em um trecho de tráfego intenso. O pedido foi direcionado às secretarias municipais de Obras e de Trânsito.

Em conjunto com o vereador Zezinho Construtor, Toninho Bernardes homenageou os policiais militares Wellinton Vitor, Edilson Ferreira, Elton de Siqueira, Dieisson Ricardo, Assis dos Santos e Jefferson de Oliveira por salvar uma criança de um engasgamento.