Vereador Enio da Brígida cobra informações sobre UBS da Gleba Mercedes V

por Marco Stamm — publicado 15/07/2025 09h35, última modificação 15/07/2025 09h35
Vereador Enio da Brígida cobra informações sobre UBS da Gleba Mercedes V

Foto - Letícia Rocha

Durante a 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (14) no plenário Jorge Abreu, o vereador Enio da Brígida teve aprovado requerimento solicitando informações sobre a Unidade Básica de Saúde da Gleba Mercedes V e indicação para declarar utilidade pública municipal a Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Arqnorte).

O requerimento, direcionado ao prefeito Roberto Dorner e ao secretário municipal de Saúde, Erico Stevan Gonçalves, solicita informações sobre nove pontos específicos da unidade de saúde. Entre as questões estão se há previsão de ampliação da oferta de atendimento médico de uma para duas vezes por semana, se está sendo providenciado o fornecimento regular de antibióticos e se há previsão de designação de técnica de enfermagem plantonista nos finais de semana.

O vereador também questiona se há planejamento para disponibilização de cirurgião-dentista com cadeira odontológica adequada, se será formalizado o cronograma de permanência da enfermeira na unidade e se existe possibilidade de retorno da alternância dos plantões ambulatoriais entre a UBS Núcleo Campos Novos e a UBS Agrovila.

Outras questões incluem se está prevista a reativação da sala de vacinação, se há estudos para instalação de rampa de acesso para acessibilidade e se existe previsão de inclusão regular de atendimentos domiciliares realizados pela enfermeira, voltados especialmente a pessoas idosas e com deficiência. As solicitações têm origem em requerimento da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V.

A indicação para declarar utilidade pública a Arqnorte foi justificada pela relevante atuação social, técnica e comunitária que a entidade desenvolve na melhoria das condições urbanas e no fortalecimento de políticas públicas sustentáveis na região norte do estado. A associação mantém o Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, que oferece apoio técnico gratuito à população de baixa renda.

registrado em: