Diplomados vereadores mirins da Câmara de Sinop

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 26/04/2017 14h18, última modificação 26/04/2017 14h18

Nesta quarta-feira (26) foram diplomados os 15 vereadores e os oito suplentes da Câmara Mirim de Sinop (MT). Os alunos representam 15 escolas entre municipais, estaduais e particulares do município. O mandato dos vereadores mirins titulares será de abril a dezembro de 2017. A partir de fevereiro do próximo ano a dezembro de 2018 os suplentes assumem como vereadores e os titulares passam a ser suplentes.

A vereadora mirim Barbara Celline Taques, aluna do ensino médio do Colégio Jean Piaget, defende que todo jovem deve se conscientizar sobre a importância de sua participação na política. “É preciso que todos se conscientizem de seu dever para com a sociedade, trazendo em mente valores como honestidade, ética e respeito para com todos. Devemos usar nossa força e voz em busca de melhorar o mundo em que vivemos. Espero cumprir meu papel de jovem, aluna e cidadã, buscando e conquistando melhorias para a rede educacional, bairros e toda a comunidade de Sinop”, afirma Barbara.

Para o professor e presidente do Fórum Permanente de Educação do Município de Sinop, Ernandes Lopes Cervantes, a Câmara deve ser sinônimo de espaço de politização para os alunos. “Esses jovens precisam ver nessa Casa de Leis e em seus representantes atitudes embasadas nos princípios da ética, do respeito e da diversidade. É um espaço e oportunidade de extrema importância na formação desses estudantes quanto cidadãos”, reforça o professor.

O coordenador da Câmara Mirim, Cleverton Rodrigo de Oliveira, ressalta a relevância do aprendizado para a vida política dos estudantes. “Eles terão a oportunidade de aprender e entender como funciona a Casa de Leis. Esse caminho político que eles estão começando hoje vai contribuir para que tenham consciência de que é possível se fazer política de uma maneira decente e honesta. São pessoas que poderão ser nossos futuros representantes na política, que estarão à frente dessa Câmara, por exemplo, sabendo como direcionar e governar a Casa de forma correta, como deve ser”, complementa o coordenador.

O presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Ademir Bortoli (PMDB), acrescenta que os trabalhos e a presença dos vereadores mirins estimulam as escolas, famílias e a comunidade a acompanhar mais as ações desenvolvidas pela Casa. “Estando aqui dentro, automaticamente, eles terão mais curiosidade de acompanhar o trabalho de todo legislativo e isso é muito bom para a Câmara. A participação popular é fundamental. É necessário que as pessoas tenham em mente que a cidadania não se esgota no direito-dever de votar, mas se dá também no acompanhamento do mandato dos eleitos”, frisa Bortoli.

A primeira sessão da Câmara Mirim será realizada no dia 03 de maio, às 09h, no plenário da Câmara Municipal.

Confira os nomes dos vereadores mirins e suplentes.

Vereadores mirins titulares

Rian Teixeira – Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller

Stéphany Rayssa Calheiro da Silva – Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra

Rafaela Cristina H. Ribeiro – Escola Estadual Cleufa Hubner