Projeto de Ticola sobre normas no uso do raio X é aprovado em última votação

por assecom — publicado 23/06/2015 12h10, última modificação 23/06/2015 18h27

Na sessão desta segunda-feira (22-06), os vereadores aprovaram em segunda e última votação, o projeto de Lei, de autoria do parlamentar Edilson Rocha Ribeiro, o Ticola (PMDB), que determina normas para os profissionais e pacientes no uso do raio X.

As clinicas, laboratórios, gabinetes odontológicos, hospitais públicos e particulares que prestam serviço de radiologia terão que observar algumas regras.

Segundo o que rege a nova Lei, as unidades devem instalar equipamentos de proteção como avental de proteção radiológico, protetor de pescoço, óculos com lentes plumbíferas, com armação em acrílico e proteção frontal e lateral.

Segundo justifica o parlamentar, na mensagem do projeto, “médicos e pacientes começaram a desenvolver doenças causadas por radiação e a comunidade médica percebeu este problema. Em casos de raio X na áreas de otondologia, mamograia e tomografia, estudos revelam surgimento de casos de câncer de tiróide. A nossa procupação é prevenir, onde as pessoas usuárias desses serviços sejam acometidas pro estas doenças”.

Agora o projeto vai para sanção do prefeito e será publicado no Diário Oficial.