Profissionais da saúde buscam apoio da Câmara para mudar jornada de trabalho

por assecom — publicado 05/08/2015 12h15, última modificação 10/08/2015 16h23

O presidente da Câmara de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), esteve reunido na semana passada, na sala da presidência, com representantes dos agentes de saúde e endemias do município.

A reunião teve o objetivo de discutir uma proposta, que a categoria vem defendendo, em relação a carga horária.

Conforme um dos representantes da classe, Rodrigo Antônio da Silva, que atua como agente de serviços de saúde e controle de endemias, o que se busca é amenizar os problemas enfrentados pelos profissionais no serviço externo, onde ficam expostos ao sol e calor, em horários que muitas vezes não tem produtividade.

Eles ficam expostos as intempéries em horários que não são recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A carga horária vai das 7h às 11h da manhã e a tarde das 13h às 17h. Das 13h às 15h é onde está o problema, o sol escaldante e o calor já fez várias vítimas com problemas de insolação, câncer de pele e outros levando-os a se afastar das funções para tratamento”, disse.

A proposta é cumprir a carga horária, mas sem atividades naquele horário. Eles esbarram na questão do ponto. A prefeitura está implantado o cartão ponto biométrico e teria que estar amparada por Lei para remanejar o horários destes profissionais.

O vereador Mauro ouviu o clamor dos profissionais e se colocou a disposição em buscar meios de encontrar uma solução. A vice prefeita Rosana Martinelli (PSB) foi convidada também a participar do encontro e se colocou a disposição, para junto com o prefeito Juarez Costa (PMDB), fazer um estudo técnico e, diante da possibilidade legal, estar atendendo o desejo dos profissionais.

Vou estar encaminhando na próxima sessão, uma indicação ao executivo, para que faça o estudo e tenha o aval jurídico da legalidade, para diminuir a jornada de 40 horas semanais para 30, sem que haja prejuízos da produtividade à comunidade e eles não tenham também redução nos vencimentos. Acredito que possamos encontrar uma saída positiva para a questão”, comentou o presidente do Legislativo.

São 165 agentes Comunitários de Saúde (Saúde da Família) e 51 agentes de Serviços de Saúde (Combate a Endemias) em Sinop, todos efetivados. Cada agente precisa fazer cerca de 500 visitas mensais a domicílio.

De acordo com a agente Silvia Regina de Oliveira, as metas de cada um serão cumpridas, mesmo com uma possível redução da jornada. O que todos querem é melhores condições para desempenhar a função.

Essa é a nossa primeira reunião. Toda classe está unida em busca desta conquista para a categoria. Tivemos o apoio do vereador Mauro Garcia e da vice prefeita Rosana que estarão lutando conosco. Se a jornada for das 7h às 13h, estaremos menos expostos ao sol, e nos dará uma melhor possibilidade em cumprir 8 visitas diárias, que cabe a cada um”, explicou.

Os agentes de saúde estiveram acompanhando a sessão de segunda-feira (03-08) no plenário e ouviram da maioria dos vereadores que estarão apoiando a ação.

A indicação apresentada pelo vereador Mauro Garcia foi aprovada e cabe agora, ao executivo avaliar os pedidos.