A importância da Câmara Mirim e abuso sexual infantil são temas de palestras

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 19/05/2022 13h34, última modificação 19/05/2022 13h34

Duas palestras foram realizadas durante o encontro da Câmara Mirim, realizada nesta quarta-feira (18). Em pauta, a importância do trabalho legislativo dos jovens parlamentares e o abuso sexual infantil.

Logo após a abertura da sessão, a estudante Alice Welter Strapasson, da EE Edeli Mantovani, fez uma homenagem especial à professora Sidinei de Oliveira Cardoso, vítima de um trágico acidente na BR-163 na última terça-feira.

“Quero agradecer a cada aprendizado que a senhora nos proporcionou, eu jamais vou esquecer do seu carinho e dedicação que sempre teve conosco. Seguirei os seus passos para me tornar uma pessoa que luta pelos seus direitos”, disse Alice emocionada.

Logo em seguida, a advogada e professora universitária Mayara Weirich trouxe como tema “A Importância do Projeto Vereador Mirim”. Ela lembrou que, em 2004, foi uma vereadora mirim, e compartilhou suas experiências com os atuais legisladores.

“Aproveitem essa oportunidade para aprenderem mais coisas novas. A Câmara Mirim forma cidadãos, e são vocês que irradiam esse conhecimento para a comunidade escolar. Vocês hoje são agentes da sociedade e participantes fundamentais do processo democrático”, destacou Mayara.

Na sequência, foi a vez da advogada especialista na defesa da mulher Isabela Mendo, e da psicóloga humanista Monte Mor, apresentarem a palestra “Aspectos Legais e Psicoemocionais do Abuso Sexual Infantil”.

“Os abusos são cometidos por pessoas muito próximas, amigos da família ou mesmo familiares. É importante que os jovens saibam que nenhum abuso é permitido e as consequências futuras podem ser terríveis com o psicológico da pessoa, principalmente quando esse fato acontece na infância”, destacou Rauane, que é pós-graduada em Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa.

Os encontros são realizados quinzenalmente, nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês. A próxima sessão será no dia 1º de junho.

registrado em: