Ademir Bortoli apresenta projeto para que ônibus sejam monitorados por câmeras

por assecom — publicado 20/08/2015 16h15, última modificação 24/08/2015 14h10

A instalação de câmeras de vídeo monitoramento em veículos que fazem o transporte público municipal em Sinop, e no terminal de embarque e desembarque de passageiros deverá ser obrigatória.

É o que prevê o projeto de lei do vereador Ademir Bortoli (PROS), que foi apresentado na sessão desta semana, na Câmara municipal de Sinop.

De acordo com a proposta, as  imagens das câmeras seriam armazenadas e caso houvesse alguma ocorrência, a empresa é responsável em comunicar e repassar cópias da gravação aos órgãos de segurança pública.

Para a aposentada Terezinha da Silva, que mora no bairro Alto da Glória, a instalação das câmeras vai ser um alívio.

“Existe muita falta de respeito dentro dos ônibus, e a gente que é mais velho ás  vezes sofre com falta de paciência do motorista, falta de lugares pra sentar e muitas vezes tenho  medo de ser assaltada”  afirmou a aposentada.

Na justificativa, Ademir Bortoli explica que a intenção é garantir mais segurança, sem deixar de ter o respeito à intimidade e à privacidade das pessoas

“As câmeras registrarão todo o movimento dentro do ônibus, inibindo assim possíveis ações criminosas que acometem danos físicos ou materiais”, destacou.

O documento prevê, ainda, a afixação de aviso informando a existência de monitoramento por meio de câmeras de vídeo nos próprios locais e a proibição dos equipamentos em banheiros, vestiários e outras áreas de reserva de privacidade individual ou de uso restrito.

O projeto foi encaminhado às comissões permanentes da Câmara Municipal onde será analisada viabilidade jurídica, para depois ser votado.

registrado em: ,