Projeto pode dar destinação sustentável a resíduos de poda de árvores em Sinop

por assecom — publicado 25/09/2015 14h30, última modificação 28/09/2015 16h45

Na sessão da Câmara de segunda-feira (21-09), o vereador Ademir Bortoli (PROS),  deu entrada em um projeto de lei garantindo o destino sustentável das podas de árvore, que atualmente são jogadas em terrenos baldios ou deixadas nas calçadas.

A proposta também mostra  que é possível reaproveitar alguns recursos que seriam descartados e diminuir a carga de exploração do meio ambiente.

De acordo com o parlamentar, esses resíduos podem ser aproveitados para gerar benefícios ambientais e econômicos, como a confecção de cabos de ferramenta e geração de energia.

“Para um planeta sustentável ainda há um longo caminho há percorrer, mas passos importantes podem ser tomados, um deles é reaproveitar, já que boa parte deste material pode  virar  lenha, carvão e composto orgânico que pode ser usado nas hortas e jardins municipais. O viveiro municipal possui um amplo espaço e pode ser um ótimo local para dar andamento a este projeto”, declara Bortoli.

No projeto o vereador sugere que sejam feitas parcerias com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, universidades, escolas e entidades ligadas ao meio ambiente para implantação do projeto.

“Além de todos esses benefícios podemos deixar a cidade mais limpa e agradável aos moradores e visitantes”, defende o parlamentar.

registrado em: ,