Ademir Bortolli pede instalação de câmeras de segurança em creches e escolas

por julia — publicado 03/05/2016 18h50, última modificação 03/05/2016 18h51

A preocupação com a segurança das crianças, adolescentes e profissionais da educação sempre tirou o sono de pais e gestores escolares. Pensando nisso, o vereador Ademir Bortoli (PMDB), apresentou, na sessão da Câmara dessa segunda-feira (02), um anteprojeto para a instalação de câmeras de segurança nas creches e escolas municipais.

As câmeras de segurança já são utilizadas há muito tempo no comércio e são cada vez são mais freqüentes em escolas e creches do Brasil inteiro. Em muitos casos, elas serviram de ferramentas de identificação para ajudar a polícia na identificação de criminosos.

O vereador destaca que muitas situações podem ser evitadas com esses dispositivos de segurança, como casos de depredação das escolas e creches.

“Temos quase que diariamente casos de brigas entre adolescentes, porte de arma, depredações do bem público. Pessoas que não pertencem à escola tentando aliciar crianças ao mundo das drogas. Tudo isso é muito grave. Penso que nesse sentido, as câmeras inibiriam e muito estas ações delituosas e ajudariam a identificar os criminosos”, explica o parlamentar.

Bortoli acrescenta que as câmeras de segurança devem ser instaladas nas entradas, saídas e laterais das escolas. Ele defende que essa tecnologia somada a outras ações de combate à criminalidade ajudariam a diminuir os índices de violência no entorno das instituições escolares.