Adenilson quer atenção especial pra portadores de TDAH

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 28/09/2021 18h09, última modificação 28/09/2021 18h09

Foi para atender os alunos portadores de Transtorno de Deficit de Atenção a Hiperatividade (TDAH), que o vereador Adenilson Rocha (PSDB) apresentou um projeto de lei que visa garantir qualidade de ensino aos estudantes diagnosticados com esse tipo de transtorno. O projeto foi votado na sessão dessa segunda-feira (27), na Câmara, e passou pelo primeiro crivo parlamentar.

Conforme a proposta de Adenilson, as escolas das redes pública e privada deverão disponibilizar nas salas de aula, cadeiras em locais específicos para atender os estudantes e distanciá-los de locais que possam desviar a atenção. O projeto visa “assegurar o posicionamento afastado de janelas, cartazes e outros elementos com potenciais distrações” para evitar que o aluno seja prejudicado quanto ao aprendizado.

“Em todas as faixas etárias, portadores do transtorno estão sujeitos a desenvolver comorbidades, isto é, a desenvolver simultaneamente distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão. Na adolescência o risco maior está no uso abusivo de álcool e de outras drogas”, pontuou. “É no intuito de proporcionar a uma melhor qualidade de vida e futuro para essas crianças e adolescentes”, justificou o projeto.

Além do projeto, Adenislon apresentou duas indicações, direcionadas a deputada estadual Janaína Riva. O vereador sugeriu à deputada que destine duas emendas impositivas a Sinop. Uma para a aquisição de uma caminhoneta para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. “Garantir maior segurança para os conselheiros que precisam realizar diversas viagens de deslocamento de crianças e jovens para outras cidades e estados, transitando por rodovias e estradas precárias e muitas delas sem pavimentação”, justificou.

A outra indicação trata sobre a aquisição de uma ambulância equipada com UTI . Rocha lembrou que a demanda de pacientes do SUS é grande e o município precisa do veículo. “É para suprir a necessidade de transporte de pacientes do SUS, além de melhorar o atendimento de pacientes em estado grave de saúde que compõem o sistema de atendimento pré-hospitalar e o transporte inter-hospitalar”, destacou.

Tanto o projeto quanto as indicações foram aprovadas pela bancada parlamentar, porém a proposta de lei, deve retornar a pauta para mais duas votações.

registrado em: