Alunos de cursos técnicos cobram apoio de vereadores para voltarem à sala de aula

por assecom — publicado 02/09/2015 14h20, última modificação 02/09/2015 19h14

Um grupo formado por profissionais da educação e alunos da Escola Técnica Estadual de Sinop (Secitec) estiveram na sessão da Câmara Municipal desta semana. Eles foram pedir apoio dos vereadores para cobrar do governado do estado, a realização de concurso público com urgência. Enfrente ao plenário, eles colocaram duas faixas, relatando a indignação.

Alunos do curso técnico em enfermagem já estão sem aula desde o começo do mês de agosto, sem previsão para voltar para a sala de aula. Neste mês de setembro, de acordo com a presidente do Sindicato dos servidores das Secitecis, professora Maria Luzia Troian, a  maioria dos cursos  das unidades de todo estado tende a parar  parcialmente.

“Solicitamos apoio dos vereadores para construir uma agenda com o governador para que este concurso saia ainda este ano, o mais rápido possível, abrindo possibilidade para que tenhamos um parecer favorável do Tribunal de Justiça para realizar novas contratações e dar andamento aos cursos”, disse a presidente.

Aluna do curso técnico em enfermagem, Vera Lúcia Agostini, alegou que desde o mês de abril, eles estão cobrando da direção do Secitec Sinop um posicionamento.

“Escolhemos o curso por ser mais rápido, pois a maioria precisa sustentar suas  famílias, e esta formação nos possibilitará uma renda maior. Estamos decepcionados e um pouco perdidos sem saber quando voltaremos à sala de aula novamente, isso vem se desenrolando na prática desde abril,  por isso agora viemos procurar o vereador Bortoli para que juntos aos demais, interceda por nós”, destacou a aluna.

O vereador Ademir Bortoli fez uma indicação ao governador  do estado e a diretora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia  reforçando o pedido dos alunos e profissionais do secitec Sinop. Na solicitação Bortoli anexou um comparativo entre os indicadores econômicos  de Mato Grosso, e os investimentos e a execução de metas educacionais feito pelo próprio governador, que na época do comparativo (2013) era senador da república. No documento o senador fez duras críticas ao então governador Silval Barbosa acusando-o de negligenciar a educação de Mato Grosso.

“O governo precisa ouvir os profissionais e os alunos, os Sesitecs de todo estado precisam de soluções a pequeno e médio prazo, pois como bem disse o  governador em um dos seus discursos quando era senador da república: “o tempo da implementação de uma educação pública de qualidade é certamente o tempo presente”, nisso eu concordo plenamente com ele,  não dá pra negligenciar a educação, defende Bortoli, e acrescenta que, na quarta 02.09 estará em Cuiabá solicitando apoio dos deputados estaduais para que este concurso saia ainda  este ano.

Após a sessão, o grupo esteve reunido na sala da presidência, onde pediram ao presidente Mauro Garcia (PMDB) e demais vereadores que façam gestão juntos aos deputados estaduais que representam Sinop, para interceder junto ao governador.

Mauro Garcia disse que terá um posicionamento da Câmara, já na próxima semana. Não descarta uma reunião dos educadores, alunos do Secitec, vereadores e os deputados em Sinop.

“Vamos mobilizar os nossos representantes e interfiram junto ao governo do estado, para que encaminhe um concurso ainda este ano. Existe uma determinação do tribunal de Justiça, que o Estado fizesse o concurso em 2014, mas não fez”, finalizou Mauro.

São oito escolas técnicas no estado e 12 mil alunos poderão ficar sem aulas.

SECITEC

bORTORLI