Prefeitura propõe desconto de até 59% na taxa de lixo

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 05/04/2018 18h50, última modificação 05/04/2018 18h51

Os vereadores de Sinop se reuniram na tarde desta quinta-feira (05) com a prefeita Rosana Martinelli (PR) e com os representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin) para conhecerem a proposta de redução na cobrança da taxa de lixo desenvolvida pela prefeitura, conforme cobrado pela comunidade. Também confirmaram a prorrogação do prazo de pagamento da primeira parcela da taxa até o dia 12 de junho.

Pela nova proposta da prefeitura, ninguém vai pagar mais do que R$ 1.998,80. Este é o teto independentemente do tamanho da construção. Também ficou definido que as taxas sociais, de R$ 13,15 e de R$ 7,85 não sofrerão alterações.

No caso de residências, os cálculos serão alterados para construções superiores a 90 metros quadrados. Na média, o valor será 15% menor. Nos comércios e indústrias a medição começa em 200 metros quadrados e os descontos variam de 28,8% a 59,1%.

A arrecadação inicial estava prevista em R$ 11,5 milhões. Com os descontos cai para R$ 7,5 milhões. O gasto com o descarte do lixo é de R$ 13 milhões por ano. A diferença, segundo a prefeita, será subsidiada pela prefeitura, que vai remanejar o orçamento de outras secretarias para cobrir os gastos de aproximadamente R$ 7,5 milhões.

Na manha desta sexta-feira (06), a Unesin vai se reunir para avaliar a proposta. A intenção da prefeitura é encaminhar um projeto, ainda na sexta, para a Câmara apreciar. O presidente Ademir Debortoli (MDB), disse que o Legislativo vai seguir todos os trâmites legais, passando pela análise das comissões permanentes e votação pela plenária.

Se os descontos forem aprovados, a prefeitura vai emitir novos boletos a todos munícipes que ainda não efetuaram o pagamento, com vencimento para o dia 12 de junho e possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

De acordo com Rosana Martinelli, neste ano não é possível modificar a lei, apenas fazer a redução do pagamento. A intenção da prefeitura é criar uma nova lei, até setembro, com a participação da comunidade e, se for viável, até mudar a fórmula de cálculo da taxa.

Estiveram na reunião os vereadores Ademir Debortoli (MDB), Tony Lennon (MDB), Mauro Garcia (MDB), Maria José (MDB), Remídio Kuntz (PR), Billy Dal Bosco (PR), Hedvaldo Costa (PR) e Joacir Testa (PDT).