Após reunião com artistas, Câmara se compromete a transferir R$ 450 mil de auxílio

por Marco Stamm — publicado 17/06/2020 11h48, última modificação 17/06/2020 11h48

Foto: Gilson Carlos/Assessoria Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Remídio Kuntz e os vereadores Lindomar Guida, Ademir Debortoli (ambos do Republicanos) e a vereadora Professora Branca (PL), se reuniram ontem com representantes da classe artística e cultural e com o diretor de Cultura do Município, Daniel Coutinho, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, para discutir alternativas de socorro para o setor que é um dos mais afetados com a pandemia do novo Coronavírus. Ficou definido que o parlamento vai destinar aproximadamente R$ 450 mil para auxiliar os agentes culturais.

A Câmara Municipal tem feito economia e, numa decisão da Mesa Diretora com apoio dos 15 vereadores, definimos que vamos devolver R$ 300 mil do doudécimo para a Prefeitura poder auxiliar esses artistas, que são dos mais afetados com a paralisação das atividades comerciais em nossa cidade”, explicou o presidente Remídio Kuntz.

Além dos R$ 300 mil do doudécimo, o vereador Lindomar Guida garantiu a destinação de emendas impositivas de aproximadamente R$ 150 mil para complementar o valor. Ele se mostrou, especialmente, sensibilizado com as dificuldades enfrentadas pela classe, que está impedida de trabalhar. “É para ajudar no auxílio a estes músicos que estão parados e desempregados, sem condição nenhuma de buscar o ganha-pão para as suas famílias”, disse Guida.

O vereador Ademir Debortoli classificou a reunião como produtiva e espera agilidade da Prefeitura para efetuar a transferência de recursos. A vereadora Professora Branca, que tem experiência em cooperativismo e associativismo, parabenizou os artistas por se organizarem em associação e se colocou à disposição para contribuir.

Por parte da prefeitura, Daniel Coutinho reconheceu o empenho o Poder Legislativo, disse que vai cobrar uma contrapartida da prefeita Rosana Martinelli (PL) e que já organiza editais públicos para que os artistas possam se inscrever e acessar os recursos disponibilizados pela Câmara Municipal.