Aprovado projeto de Tony que cria campanha de combate à dengue

por Roneir Correa de Menezes publicado 11/02/2020 18h47, última modificação 11/02/2020 18h47
Aprovado projeto de Tony que cria campanha de combate à dengue

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sinop aprovou durante a 2ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (PL) nº 117/2019, do segundo secretário, vereador Tony Lennon (MDB), que cria campanha de incentivo ao cultivo da Citronela, como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A planta, que recebe o nome científico de Cymbopogon Winterianus, é considerada um combate natural à dengue. O óleo extraído dela é usado em repelentes por ter em sua composição o geraniol e citronelal que provoca um cheiro indesejado para os mosquitos.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta que a Citronela tem poder de repelir cerca de 92% a população de insetos nocivos, pois “age de imediato quando exposta ao sol, ao exalar o óleo essencial próprio das folhas, imperceptível ao olfato humano”.

Ela pode ser plantada em vasos, calçadas, próximo às valas de escoamento de água pluvial, quintais entre outros locais. Em fase adulta, ela chega a medir 1,50 metro de diâmetro e de altura.

A campanha será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante distribuição gratuita de mudas de Citronela, visitas e mutirão de combate à dengue.

A matéria foi aprovada em primeira e única votação e segue para sanção por parte do Poder Executivo.

Tony também encaminhou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos a indicação 013/2020 pedindo o rebaixamento da Rede Elétrica e instalação de braços de luz para Iluminação Pública na Estrada Ruth.