Aprovado projeto que dá meia-entrada a doadores de sangue

por assecom — publicado 09/07/2013 15h18, última modificação 17/12/2014 19h58
De acordo com a proposta a cobrança de meia entrada em eventos culturais, esportivos, shows, entre outros, será feita àqueles que fizerem regularmente a doação de sangue, pelo menos três vezes ao ano.

O Projeto de Lei de autoria do vereador Nevaldir Graf, o Ticha (PMDB), instituindo a meia-entrada para doadores de sangue foi aprovado em terceira e última votação na sessão da Câmara de Sinop realizada na segunda-feira (08). O Projeto foi encaminhado ao Poder Executivo e aguarda sanção do prefeito Juarez Costa (PMDB) e publicação para virar lei.

A lei é semelhante à que da direito aos estudantes. De acordo com a proposta de Ticha, o doador de sangue regular, que fizer no mínimo três doações comprovadas por ano, terá direito a desconto de 50% nos ingressos para competições esportivas e culturais, como cinema, shows e teatros.

Mesmo antes da sanção de Juarez Costa, o doador regular já pode ter o direito em Sinop. A garantia é da lei estadual 8554, de 2006, que garante a meia-entrada aos doadores de sangue em Mato Grosso.

Além de reforçar e ajudar a divulgar o direito do doador, a futura lei municipal vai aproximar o cidadão da resolução de possíveis problemas, uma vez que o município também se torna responsável pelo cumprimento da lei.

“Muitas vezes ouvimos notícias de carência de sangue nos hemocentros ou sabemos de casos de familiares e amigos de pacientes que buscam doadores para atender casos de urgência. Este Projeto de Lei tem como objetivo instituir incentivos para doação voluntária de sangue, de forma a aumentar o número de doadores regulares no município de Sinop”, justificou.

INDICAÇÃO – Ticha também apresentou indicação cobrando a regularização da coleta seletiva de lixo em Sinop. Encaminhou à Prefeitura um Anteprojeto de Lei sugerindo que os trabalhos comecem pelas escolas e que envolva as entidades que já trabalham com a coleta de lixo.