Associação de amparo ao autista pede apoio para contratar fonoaudiólogo e terapeuta

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 26/04/2022 17h21, última modificação 26/04/2022 17h21

Os vereadores de Sinop receberam na tarde desta terça-feira (26) representantes da AMA (Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Espectro Autista de Sinop), que precisam de maior aporte para contratação de profissionais da fonoaudiologia e terapia ocupacional.

De acordo com a presidente da entidade, Josilene Moraes, a AMA conta com aproximadamente 260 pessoas autistas cadastradas, entretanto, ainda há uma extensa fila de espera, e o valor direcionado hoje não supre a atual necessidade de atendimentos.

“Nós temos profissionais de diferentes áreas que trabalham em regime de 30 a 40 horas semanais. Porém, muitos dos nossos alunos têm dificuldade, por exemplo, na comunicação, fazendo-se necessária a contratação de um fonoaudiólogo, mas faltam profissionais no estado, precisamos trazer de outras regiões. Também precisamos de um terapeuta ocupacional para atender em um período de tempo maior do que conseguimos pagar hoje”, explica Josilene.

Segundo ela, os atendimentos têm sido realizados às segundas e sextas, deixando os alunos carentes nos demais dias da semana. Conforme as representantes da AMA, a entidade se sustenta graças a repasses e emendas impositivas.

“Nós temos quase 300 crianças autistas estudando em escolas regulares, mas a gente queria poder aumentar a atenção no atendimento a elas. Nesse sentido, pedimos apoio ao setor público para atender essas necessidades diariamente, e não somente em parte da semana”, apontou Josilene.

Os vereadores se comprometeram a buscar alternativas que elevem o repasse feito mensalmente à entidade, proporcionando assim perspectivas de contratação, por parte da AMA, dos profissionais para atendimento em mais dias na semana.

Vale lembrar que, na sessão ordinária de 12 de abril, a AMA recebeu uma Moção de Aplauso das mãos do vereador Mário Sugizaki (PODE), autor da proposta, pelos serviços prestados quanto ao fortalecimento da defesa dos interesses de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sinop.

A homenagem contemplou especialmente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, que tem por objetivo propagar informações sobre autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo TEA.

Participaram da reunião os vereadores Élbio Volkweis (Patriotas), Mário Sugizaki (Podemos), Célio Garcia (União), Ademir Debortoli (Republicanos), Juventino Silva (PSB) e Celsinho do Sopão (Republicanos).