Audiência pública discute depressão, automutilação e suicídio

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 23/08/2022 17h37, última modificação 23/08/2022 17h37

A Câmara de Sinop promove na próxima quarta-feira (31) audiência pública que discute Depressão, Automutilação e Suicídio, sendo presidida pelo vereador Célio Garcia (União Brasil), com a participação de vários palestrantes para debater a temática. O evento é aberto ao público e tem início às 14h, no Plenário Deputado Jorge Abreu da Casa de Leis.

Célio foi quem teve a iniciativa de promover a audiência pública, visto que, segundo pesquisa recente divulgada pelo Datasus, o total de óbitos no país por lesões autoprovocadas dobrou – saltou de aproximadamente 7 mil para 14 mil – nos últimos 20 anos, sem considerar a subnotificação.

É preciso cuidar da pessoa com depressão. É uma doença que mata, e que gera preocupação dos órgãos públicos de saúde. Por isso, discutir o tema com especialistas no assunto é fundamental”, explica o parlamentar. O evento, inclusive, antecede exatamente o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A pandemia também contribuiu para agravar o quadro. Outra pesquisa, mais abrangente, realizada pela Vital Strategies junto à Universidade Federal de Pelotas, mostra que os que dizem ter sido diagnosticados com depressão subiram de 9,6% antes da pandemia para 13,5% em 2022.

Participam do evento o psicólogo clínico Leandro Denardi; a psicóloga e professora Ana Paula Pereira Cesar; a psicóloga clínica Quetti Caciana Schulz; a coordenadora do CAPS/Sinop, Lidionete Pedrina Borges; a auditora pública Fernanda Cristina C. Lino, autora do livro “Vida Após Depressão”; a professora Emiliane Silva; e a coordenadora do Conselho Tutelar – região II –, Margareth Dürks.

registrado em: