Audiência pública na Câmara: ‘prevenção é o melhor caminho para reduzir casos de câncer de mama’

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/10/2022 15h18, última modificação 07/10/2022 15h18

A Câmara de Sinop realizou nesta quinta-feira (6) audiência pública com o tema Prevenção de Câncer de Mama, estimulada e presidida pelo vereador Mário Sugizaki (PODEMOS). Em comum, todos os participantes da audiência apontaram que o melhor caminho para reduzir o número de casos de câncer de mama é a prevenção.

Em Sinop, destacam-se os atendimentos prestados pela Refeccs (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop) e pela Avip (Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor do Norte de Mato Grosso), que atendem mulheres de toda a região, inclusive.

Nós temos o Hospital de Amor, que atende hoje no centro da cidade, mas está com sua obra em andamento, e dois caminhões trabalhando na região”, destacou a presidente da AVIP, Anna Letícia Yanai. Além de verbas impositivas federais e municipais, a entidade também contou com recursos direcionados pela Câmara de Vereadores – em novembro do ano passado, foram destinados R$ 282 mil para conservação e manutenção da unidade provisória.

Entre os participantes da audiência, também teve destaque a presença de Jossiane Lenz, paciente oncológica que deu seu depoimento sobre a importância da prevenção. “Eu descobri o câncer em estágio inicial, por isso estou realizando todo o tratamento para poder voltar a ter uma vida normal. Eu reforço sempre às mulheres que façam o autoexame, procurem orientação médica, porque dessa forma a chance de cura chega a 95%”.

O vereador Mário destaca que, com a realização da audiência pública, a Câmara cumpre seu dever junto ao cidadão. “São profissionais, em sua maioria da saúde, que convivem com a dor que um câncer de mama traz para toda uma família. A presença dessas autoridades reforça a importância da prevenção como meio de reduzirmos os óbitos pelo câncer, ao mesmo tempo que ampliamos a rede de atendimento e tratamento”, completou.

O evento contou ainda com a participação de representantes da Comissão de Saúde de Sinop da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sinop, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Saúde, do Escritório Regional de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.