Billy e Joaninha criam prêmio Escola Vida Sustentável

por Roneir Correa de Menezes publicado 10/03/2020 18h21, última modificação 10/03/2020 18h21

Assessoria Câmara Municipal

Visando a sustentabilidade e o incentivo à preservação do meio ambiente, a câmara aprovou, na tarde de ontem (09), o Projeto de Lei (PL) 016/2020, de autoria dos vereadores Billy Dal’Bosco (PL) e Joaninha (MDB), que prevê a criação do prêmio Escola Vida Sustentável.

O objetivo do projeto é conceder a premiação às unidades escolares públicas e privadas, do município, que promoverem campanhas em prol do meio ambiente, por meio de ações desenvolvidas pelos próprios alunos.

Os temas a serem abordados no concurso deverão ser restritos ao meio ambiente, como: a importância de preservar o meio ambiente, as áreas verdes e nascentes de água; cuidado com rios; a destinação correta dos lixos domésticos e outros; a importância da arborização urbana e a plantação de árvores nos locais públicos.

O evento deverá ser executado todos os anos na primeira e segunda semana do mês de junho. Já a premiação deverá ser feita na segunda semana do mês de agosto. Ele deverá ser acompanhado pelas Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Cultura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“O objetivo desse projeto é sugerir e fomentar a inserção de questões ambientais no ensino público e privado, onde a educação ambiental, venha atuar como ferramenta para construir pontes mais sólidas dentro das salas de aula, e assim estabelecer a educação ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo [...]” diz ao parlamentares em trecho da justificativa.

Billy afirma ainda que “quando falamos em qualidade de vida, estamos envolvendo no contexto a preocupação ambiental, pois a sociedade, por meio da evolução científica e tecnológica, descobriu que condições ambientais são importantes para a saúde e para o bem-estar, tanto em curto, como também em longo prazo”.

O projeto será encaminhado para prefeitura, onde deverá ser sancionado.