Bispo Diocesano de Sinop, Dom Gentil será homenageado pela Câmara

por assecom — publicado 10/09/2015 07h45, última modificação 11/09/2015 00h28

O projeto de decreto Legislativo, de autoria do vereador Fernando Assunção (PSDB), foi aprovado pelos parlamentares na sessão desta semana.

A casa de leis irá homenagear o Bispo Diocesano de Sinop, Dom Gentil Delazari, com a honraria Título de Cidadão Sinopense Benemérito.

A solenidade será especial, onde outras personalidades também receberão, assim como foi feito no mês passado, quando mais de 80 pessoas receberam o título.

O religioso tem 21 anos de história em Sinop e o principal líder da igreja Católica no Norte do Estado.

Histórico:

Dom Gentil nasceu em 1940 em Encantado – RS. Estudou no Seminário em Arroio do Meio-RS e fez o Ensino Médio em Gravatai-RS. Cursou Teologia em Viamão-RS e fez especialização no Rio de Janeiro.

Foi ordenado presbitero no dia 13 de julho de 1968 em Relvado-RS. Adotou o lema como padre, “Servir com alegria” e como lema episcopal, “Parare vias Domini” (Preparar os caminhos do Senhor).

Sua ordenação episcopal foi no dia 27 de março de 1994, em Lageado-RS.

Chegou em Sinop em 1994, onde está até hoje, desempenhando fundamental papel na vida religiosa da cidade e região Norte.