Branca cria campanha de conscientização sobre a surdocegueira

por Roneir Correa de Menezes publicado 10/12/2019 16h40, última modificação 10/12/2019 15h59
Branca cria campanha de conscientização sobre a surdocegueira

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Durante a 42ª Sessão Ordinária do ano, ocorrido na tarde desta segunda-feira (09), a Câmara Municipal de Sinop aprovou o Projeto de Lei (PL) 128/2019, de autoria da vereadora Profª Branca (PL), que cria a Campanha Novembro Branco e Vermelho e o Dia de Conscientização sobre a Surdocegueira.

A campanha terá como finalidade estimular ações educativas visando a prevenção da rubéola durante a gestação, promover debates sobre políticas públicas voltadas ao assunto, apoio ao paciente e familiares que lidam com a surdocegueira, e informar os avanços técnico-científicos relacionados à educação e inclusão social da pessoa com a doença.

O projeto determina que o evento será celebrado anualmente no último domingo do mês de novembro e será incluído no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município, tornando uma comemoração municipal oficial. As cores são em alusão às bengalas utilizadas mundialmente, branca e vermelha, como identificação da pessoa com surdocegueira.

Além dessa matéria, Branca ainda teve duas indicações aprovadas por unanimidade entre os vereadores presentes. Na de número 878/2019, pediu às Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, a necessidade de criarem políticas públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do aspectro autismo.

Já na de número 879/2019, cobrou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a construção de uma pista de caminhada iluminada, com academia ao ar livre e um playground, na área institucional do bairro Vida Nova.

“A instalação da referida praça e do playground, trará às famílias moradoras daquela região, uma opção de lazer, entretenimento e integração, proporcionando uma melhor qualidade de vida, visto que se trata de um bairro distante do centro de nossa cidade, com carência de todos os tipos de lazer”, explicou ela.