Branca homenageia pioneira da saúde dando nome ao Centro da Mulher

por Gilson Santos publicado 20/07/2020 18h05, última modificação 20/07/2020 21h34
Branca homenageia pioneira da saúde dando nome ao Centro da Mulher

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A vereadora Professora Branca (PL), apresentou e teve aprovado na sessão desta segunda-feira (20), em primeira e única votação, o Projeto de Lei 061/2020 que dá o nome de Centro de Referência à Saúde da Mulher Eliana Carreira de Paula, ao espaço destinado à saúde da mulher sinopense.

A homenageada chegou em Sinop em 1980 com sua família e no mesmo ano passou a atuar na área pedagógica da Escola Nilsa de Oliveira Pipino. No mesmo período foi convidada pelo colonizador Ênio Pipino para assumir a assistência social no Posto de Saúde Central, à época o único da cidade. Entre 1998 e 2009 ela trabalhou no Centro de Testagem e Aconselhamento de Sinop, hoje Serviço de Atendimento Especializado, voltado para HIV/AIDS e planejamento familiar.

Eliana Carreira de Paula foi uma das mulheres pioneiras e a primeira Assistente Social de Sinop. Destacou-se na Saúde Pública nos anos 80, 90 e 2000, vindo a falecer em novembro de 2019 por câncer no ovário, um dos canceres que mais acometem as mulheres no Brasil”, justificou Branca.

A homenagem foi acolhida por todos os vereadores, muitos dos quais conhecedores do trabalho desenvolvido por Eliana.

A vereadora Branca também teve aprovadas duas indicações.

A Indicação 254/2020 pede para a prefeita Rosana Martinelli e para a secretária de Ação Social, Josi Palmasola, que seja ampliada em todo o comércio de Sinop, a campanha X vermelho, de combate à violência contra a mulher.

Na Indicação 255/2020 o pedido é para a prefeita Rosana Martinelli e para os secretários Astério Gomes e Kristian Barros (Finanças e Saúde, respectivamente), para que seja elaborada Lei para regulamentar o pagamento de incentivo/gratificação financeira aos servidores da saúde durante o período que durar a pandemia.