Branca quer implantar Ciclo Patrulha para coibir infrações de trânsito

por Roneir Correa de Menezes publicado 10/09/2019 12h00, última modificação 10/09/2019 16h25
Branca quer implantar Ciclo Patrulha para coibir infrações de trânsito

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

O Programa Ciclo Patrulha deverá ser criado por meio de uma lei, a ser encaminhada pelo Poder Executivo. A ideia foi lançada durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada ontem (09), através da indicação 571/2019, de autoria da vereadora Professora Branca (PL).

“O Projeto de Ciclo Patrulha é perfeitamente viável, sendo possível verificar que se trata de um patrulhamento saudável ao meio ambiente e com baixo custo operacional, inclusive com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para fornecimento de equipamentos”, comentou a vereadora.

A ideia, segundo exposição da propositura, será um grupamento formado por patrulheiros da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, para auxiliar a Guarda Municipal de Trânsito (GMT). O objetivo é proporcionar agilidade no atendimento às ocorrências e prevenção de infrações.

“Com a Ciclo Patrulha será possível atender de forma rápida, ágil e eficaz, situações onde há grande fluxo de pessoas, combatendo estrategicamente as infrações de trânsito, criminalidade, destacando-se que o patrulhamento será realizado por meio de bicicleta, alcançando lugares onde uma viatura não consegue chegar, em virtude da facilidade de manobras”, explicou a parlamentar.

Além disso, Branca ainda teve o Projeto de Lei (PL) 092/2019 aprovado por todos os parlamentares em primeira e única votação. A proposta alterou o nome da Rua A para “Rua Vitória Régia”, sendo a principal via de acesso ao bairro Jardim Vitória Régia.

“Foi sugerido por várias pessoas que residem no barro Residencial Vitória Régia, principalmente pelos que residem na referida rua, por meio de um abaixo assinado. Os moradores escolheram este nome por ser neutro e consequentemente homenagear o bairro que moram, dando o mesmo nome para a rua”, justificou ela.

Ainda por meio da indicação 572/2019, a vereadora Professora Branca solicitou à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura a necessidade de colocar cerca, tipo alambrado, e portões na extensão da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Uilibaldo Vieira Gobbo. A unidade fica localizada no Residencial Gente Feliz.

Segundo ela “a cerca e portões existentes não oferecem segurança necessária para os alunos e professores, pelo fato de em alguns pontos da cerca serem baixos, o que facilitaria a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar, bem como a saída de alunos”.

A vereadora ainda homenageou o professor de Educação Física, Renato Gonçalves de Oliveira, por manter o Projeto Social Escolinha de Futebol. O objetivo é possibilitar alunos e atletas de baixa renda à inserção e prática do futebol. Atualmente 40 crianças são atendidas pelo projeto.