Câmara apoia ação de conscientização e combate à Covid-19

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 01/04/2021 22h59, última modificação 01/04/2021 22h59

A Câmara Municipal de Sinop transmitiu pelas redes sociais oficiais da Casa, na noite desta quinta-feira (01.04), uma live com a comissão médica do município sobre as diretrizes de atendimento e tratamento à Covid-19. Organizada em parceria com a prefeitura municipal, a live foi transmitida ao vivo do Plenário Jorge Abreu.

O secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato, explicou que a constituição da comissão médica do município para o enfrentamento a Covid-19 criou um protocolo de atendimento e de condutas das equipes de saúde. "Sugerimos que as equipes sigam alguns protocolos já experimentados em outras regiões e que tem dado muito certo", acrescentou o secretário.

Durante a transmissão os profissionais ressaltaram que o sistema público de Saúde do município trabalha com a taxa de ocupação excedente e no limite de estoque de oxigênio e medicamentos. Há ainda dificuldade na compra de equipamentos e respiradores. A situação da rede privada de saúde não difere muito. “Nosso quadro atualmente não é diferente do resto do país e do mundo, que tem sofrido com essa doença tão grave. Muitas vezes atendemos acima da nossa capacidade”, ressaltou o médico Dr. Douglas Yanai, diretor do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. “Um dia, no futuro, se Deus quiser, teremos vencido essa pandemia graças a contribuição de todos”, conscientizou ainda o médico.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Sinop estão atendendo pacientes com sintomas do novo Coronavírus, com a finalidade de ser feito o diagnóstico precoce para o monitoramento do paciente, impedindo da evolução e propagação da doença. Conforme o protocolo de atendimento, o médico receitará os medicamentos conforme o diagnóstico e o estágio da doença. “Para termos uma efetividade no tratamento, ele deve ser feito corretamente, no tempo correto, na dose correta. Por isso é importante procurar um médico para que faça o diagnóstico e receituário”, observou o infectologista Ricardo Franco.

A comissão médica alertou para a importância do uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social para frear a curva de contágio do novo coronavírus.

“A Câmara está sempre participando das decisões que envolvem o enfrentamento à Covid-19. Nossa prioridade é salvar vidas e todos devemos fazer a nossa parte. Por isso é importante que toda a população tome os cuidados necessários, evite aglomerações, faça o uso do álcool em gel e sigam as orientações", reforçou o presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriota).

Participaram da Live ainda os médicos Valdecir Alves Rezende e Francisco Specian Junior. Estiveram presentes também os vereadores Professora Graciele (PT) e Professor Mário Sugizaki (Podemos), da Comissão de Saúde da Câmara.