Câmara apoia Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 11/10/2022 18h45, última modificação 18/10/2022 17h00

A Câmara Municipal de Sinop se solidariza e apoia o “Outubro Rosa”, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, que tem adesão de diversos setores da sociedade civil, promove ações que visam informar e conscientizar a população.

Para marcar o início da campanha, a Câmara realizou uma audiência pública na quinta-feira (06)para debater o tema, que contou com a presença de representantes da Refeccs (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop) e Avip (Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor do Norte de Mato Grosso), que atendem mulheres de toda a região. Ainda durante o mês de outubro, o legislativo promoverá ações com os funcionários, que receberam uma camiseta em alusão ao movimento.

O presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriota) destacou a importância de apoiar e conscientizar a população. “A conscientização é fundamental para o diagnóstico precoce, por isso, a Câmara apoia e incentiva essa campanha. Conscientizando e alertando a população conseguimos salvar vidas”, afirmou.

OUTUBRO ROSA

A cor rosa foi usada pela primeira vez durante a primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990, e popularizou-se como símbolo da campanha.

Nas transmissões ao vivo e nas redes sociais oficiais, a logomarca do Legislativo também foi estilizada em apoio ao outubro rosa.

O principal objetivo da iniciativa é alertar mulheres e a sociedade em geral para o papel da prevenção e do diagnóstico precoce da doença no aumento das chances de cura e na redução da mortalidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos casos. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2021 foram registrados 66.280 novos casos, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.