Câmara aprova contas de 2021 da Prefeitura de Sinop

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 07/03/2023 12h10, última modificação 07/03/2023 16h46
Câmara aprova contas de 2021 da Prefeitura de Sinop

Foto: Thiago Silva/Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sinop se reuniu, na última segunda-feira (06) para realizar a 4ª sessão ordinária do ano. Entre as matérias analisadas pelos parlamentares, estava o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, aprovando as contas anuais referentes ao exercício de 2021 da Prefeitura Municipal.

O exercício financeiro do Executivo no ano de 2021 foi aprovado pela bancada parlamentar, com ressalvas apontadas pela Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização. Os vereadores recomendaram, por exemplo, que a prefeitura realize estudos de aprimoramento do Portal da Transparência, que promova abertura de créditos adicionais por excesso de arrecadação se não houver recursos suficientes e que aprimore técnicas de previsão de valores para as metas fiscais, adequando-os à capacidade financeira do município.

Os vereadores aprovaram ainda outros dois Projetos de Lei. De autoria do Poder Executivo, o PL 003/2021, que inclui no calendário oficial de eventos do município o Festival de Musica de Todos os Cantos (MUSICANTO), a ser realizado anualmente no terceiro trimestre; E o PL 01/2023, de autoria do vereador Mario Sugizaki, que dá nome de Acyr Pinesso à atual Rua Projetada 4, situada no bairro Jardim Curitiba II.

A Câmara ainda aprovou o Decreto Legislativo que concede o Prêmio Mulheres Destaque de Sinop de 2023. A honraria será entregue em sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada na quarta-feira (08), a partir das 14h, no Plenário Jorge Abreu. Com Moção de Aplausos, foram homenageadas a sra. Mitsu Castilho de Carvalho e o Sr. Renato Costa Lima, pelo trabalho realizado em benefício da alimentação saudável no município; E os integrantes da Polícia Judiciária Civil, do 3º Comando Regional, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) pela eficácia atuação na operação de prisão dos autores da chacina ocorrida em 21 de fevereiro.

Foram aprovados ainda seis requerimentos, solicitando informações ao poder executivo, e 26 Indicações, apontando melhorias para as áreas de Educação, Saúde e Trânsito do Município.