Câmara aprova Processo Seletivo Simplificado para área da Saúde

por Assessoria Câmara Municipal — publicado 12/12/2023 11h40, última modificação 20/12/2023 17h32

A Câmara Municipal de Sinop realizou, na tarde desta segunda-feira (11), a 42ª sessão ordinária do ano. Em pauta, os parlamentares analisaram e votaram 12 Projetos e seus pareceres, além de seis Moções, um requerimento e 23 indicações.

Dos projetos analisados e votados, cinco são de autoria do Poder Executivo de Sinop. Entre eles estão o que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 64 mil, e a ratificação 2ª Alteração Contratual do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA).

Os parlamentares aprovaram ainda a autorização para a realização de Processo Seletivo Simplificado visando a contratação para a área da Saúde. Ao todo, serão ofertadas 157 vagas, destinadas à profissionais técnicos, com o objetivo de não interromper os serviços de atendimento à saúde pública.

O Projeto de Lei Complementar 010/2023, que propunha a inclusão de um artigo à Lei que dispõe sobre a carreira dos Profissionais da Educação Pública Básica do município, alterando a carga horária de diretores de unidade educativa, coordenadores pedagógicos e secretário escolar, foi arquivado em razão do parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação do Legislativo. A Comissão acompanhou o parecer técnico do Departamento Jurídico, citando que o assunto, conforme prevê a Constituição Federal, é de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo.

Com um voto contrário, os vereadores aprovaram o projeto que dispõe sobre o ordenamento territorial e o horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo no município. Com a proposta, as entidades destinadas à prática de tiro desportiva não estarão sujeitas a distanciamento mínimo de quaisquer outras atividades e poderão funcionar sem restrição de horário.

Outro Projeto aprovado, também de autoria do Poder Legislativo, institui no calendário oficial de eventos do município, o Festival Gospel de Sinop, a ser realizado anualmente no dia 30 de abril.

O único requerimento em pauta solicita informações acerca do recebimento de recursos federais para a UPA da André Maggi e UPA do Menino Jesus (Upinha).

Com Moção de Aplausos foram homenageados: Os senhores Thiago Rodrigues e Aldrey César Telles, pelos relevantes serviços prestados à sociedade; Kauany Vitória Rodrigues e Linderson Moura Araújo, em virtude do brilhante trabalho desenvolvido na gincana de pesca em nosso município; O atleta Luiz Soares de Melo Neto, por correr 900 quilômetros em 88 horas, buscando entrar para o Guinness Book; O Portal Master, por trazer informações com agilidade e rapidez para a população sinopens; O Posto Molas Catarinense Ltda, pela comemoração dos 45 anos de história e pioneirismo em nossa cidade; e os integrantes do Corpo de Bombeiros de Sinop e profissionais da área da saúde, pela operação de salvamento de um homem e um adolescente de 14 anos, que foram atacados por um enxame de abelhas-européias, no bairro Jardim Novo Estado.

Os vereadores concederam também o Título de Cidadão Sinopense Honorário ao senhor Edson dos Santos da Silva.

As indicações apresentam sugestões de melhorias para o município para as áreas de Saúde, Educação, Trânsito, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Obras.