Câmara cria Frente Parlamentar para o Comércio, Serviços e Empreendedorismo

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 30/04/2024 13h15, última modificação 30/04/2024 18h04

A Câmara Municipal de Sinop realizou a 11ª Sessão Ordinária de 2024 na tarde de segunda-feira (29). Dentre as aprovações de destaque, encontra-se a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.

De acordo com a Resolução aprovada, a nova Frente Parlamentar terá um caráter suprapartidário e será composta por cinco vereadores. Seu objetivo é promover melhorias na legislação e nas políticas públicas que afetam o setor, por meio de debates e discussões sobre segurança, trânsito, iluminação pública, combate ao comércio ilegal, incentivos fiscais, geração de emprego e renda, e expansão econômica.

Também foi aprovado o Projeto de Lei que estabelece a Estrada do Cortado, à margem do Rio Teles Pires, como rota turística do Município, visando promover o desenvolvimento da região.

A Câmara discutiu e aprovou a inclusão de dois novos eventos no calendário oficial do Município: a "Semana Municipal da Blitz Literária", a ser realizada anualmente na segunda semana de dezembro, e o festival "Aviva Sinop", a ser celebrado todo ano em junho.

Além disso, foram concedidos títulos de Cidadão Sinopense Honorário a Claudemir Luiz Rabuka, Eder Cordeiro Pessine, Daniel Martins Costa, Márcio José Domingos do Egito, Ray Afonso Rodrigues Sales, e Tânia Brum Della Rosa.

A Câmara também homenageou, por meio de Moções de Aplausos, os pastores Guilherme Chateaubriand e Glenia dos Reis Chateaubriand, envolvidos na organização do evento "A Última Vitória", idealizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia; a Banda "Bonde do Maninho", pelos seus 20 anos de existência; a Guarnição da Polícia Militar, pelo seu desempenho e coragem ao atender uma tentativa de suicídio; os atletas de MMA Jeferson dos Santos Barbosa, Lindolfo Faleiro da Silva Neto, e Naiane Silva Sá, pelo desempenho no evento SFC Sinop Fight Combat; e a atleta de fisiculturismo Jesiane Martins de Souza, pelos feitos alcançados no Power Classic 2024.

Por meio de Requerimentos, os parlamentares cobraram informações sobre as medidas para solucionar a segurança na travessia de pedestres no cruzamento da Rua Paulo Alberto Pan com a Avenida André Maggi, além da regulamentação e aplicação da Lei que institui o Mapa das Violências contra a Mulher no Município.

Foram aprovadas 21 indicações sugerindo melhorias nas áreas de Saúde, Educação, Trânsito, Obras e Assistência Social.