Câmara de Sinop participa de abertura da Conferência Municipal de Educação

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 28/06/2018 19h06, última modificação 28/06/2018 19h06

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Ademir Debortoli (MDB), e a presidente da comissão permanente de Educação do Legislativo, vereadora Professora Branca (PR), participaram, na noite de quarta-feira (27), da abertura da segunda Conferência Municipal de Educação, que segue até sexta-feira (29), em Sinop, discutindo o Plano Municipal de Educação (PME), que foi aprovado em 2015 com diretrizes que norteiam a área da educação no município até 2024 e que estabelecem políticas para o setor.

Até o fim do encontro, os participantes do evento, vinculados às diferentes representatividades de educação, níveis de ensino, conselheiros do Fórum Permanente de Educação e demais agentes, estarão envolvidos em uma série de debates com a finalidade de apontar as metas do Plano que devem sofrer atualização e, ainda, fomentar a redação de uma nova proposta para os próximos anos.

Antes de passar por sansão do Poder Executivo, a proposta viabilizada na Conferência será enviada à Câmara Municipal, em forma de Projeto de Lei, para ser avaliada. Segundo Debortoli, antes de a matéria ir a plenário, a comissão de Educação, presidida pela professora Branca, chamará todos os agentes da educação para ampla discussão com todos os parlamentares.

"É importante o legislador estar por dentro dessa matéria. A participação de todos os profissionais da Educação, quando se trabalha com as classes organizadas, com certeza acontece aquilo que a classe está pedindo e solicitando", destacou o vereador, lembrando do apoio que o Legislativo tem dado às causas da educação, referindo-se à intervenção da Casa junto ao Executivo para avançar em reivindicações trabalhistas.

“Sempre estamos acompanhando a Educação de perto e dando apoio no que é possível. Tenho certeza de que quando o Plano Municipal da Educação chegar à Câmara, será tratado com todo o respeito que ele merece”, acrescentou.

A Conferência colocará em pauta metas ligadas às áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e à Distância e Tecnologias Educacionais, Ensino Médio e Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Meio Ambiente e Saúde, Gestão Democrática, Valorização Profissional e Investimento para a Educação.