Câmara promove encontro da equipe do Hospital do Câncer de SP e prefeito

por assecom — publicado 22/05/2015 16h05, última modificação 25/05/2015 01h32

A Câmara de vereadores de Sinop articulou um encontro da coordenadora do programa “Passos que Salvam”, Naima Khatib, do Hospital do Câncer de Barretos-SP, e o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), nesta sexta-feira (22-05) à tarde no gabinete na prefeitura.

Na oportunidade, Naima Khatib apresentou ao gestor os trabalhos que estão sendo feitos pela unidade, especificamente em Mato Grosso, já que em Barretos, muitos pacientes daqui do Estado são atendidos.

“Nosso objetivo é apresentar às prefeituras da região, como funciona o serviço do HCB. É preciso ter um disgnóstico antes do encaminhamento à Barretos, onde muitos casos chegam lá praticamente irreversíveis. Se fosse constatado antes, poderia ter sido feito um tratamento, pois o câncer infantil tem cura”, alegou Naima.

Ao lado da secretária de educação Gisele Faria e do secretário de Saúde Manoelito, além de membros da Refeccs – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, o grupo decidiu participar no dia 22 de novembro deste ano, da Caminhada Nacional contra o Câncer Infantojuvenil, que se realizará em todo país.

Em termos de ações no município, a prefeitura através das secretarias de Educação e Saúde, fará uma mobilização nas escolas, creches e na comunidade em geral, em parceria com a Câmara Municipal.

O prefeito Juarez também salientou que a prefeitura adquirirá cerca de 500 kits infantil (boné, camisa, cantil e cadarço) simbolizando o trabalho do Hospital e será comercializado, a fim de levantar fundos para o projeto, bem como a confecção de panfletos.

“São ações deste tipo, com pessoas envolvidas numa grande causa que nos motiva a ajudar. Nosso projeto era construir em Sinop um Hospital Infantil, mas não podemos pensar num projeto de hoje para amanha, temos que ter abrangência, cumprir etapas e estamos equipando toda nossa rede de saúde para depois, quem sabe, pensar nisso. Mas a prefeitura estará sim participando deste projeto “Passos que Salvam“ que vai conscientizar e alertar sobre a prevenção”, disse o prefeito.

Um profissional da área de saúde, provavelmente um enfermeiro, médico pediatra e um agente de saúde, farão uma qualificação em Barretos para trabalhar com capacitação no município.

O vereador do Solidariedade, Fernando Brandão, que representou os vereadores na articulação do encontro, acredita que em Sinop, poderá ser feito um trabalho grandioso. "Podemos mobilizar a comunidade para se engajar em prol disso. É extremamente importante que os país façam o diagnóstico precoce do câncer e evitem complicações. Nós, juntamente com todos os colegas vereadores, estaremos apoiando e participando das mobilizações", citou o vereador que está em viagem à Brasilia.

Sinop e outras cidades no Norte como Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Juara e Juína farão uma caminhada contra o Câncer Infantojuvenil, antes de novembro.

Reunião HCBarreto