Câmara de Sinop recebe Selo Prata de qualidade em transparência pública

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 15/02/2023 10h55, última modificação 15/02/2023 16h40

A Câmara Municipal de Sinop foi certificada com o Selo Prata de Qualidade em Transparência pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O selo é concedido a órgãos públicos que atingem índices elevados de transparência pública, conforme os critérios estabelecidos no Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O levantamento realizado pelo TCE-MT, avaliou um total de 288 entidades dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A certificação é resultado da avaliação realizada com base no ano de 2022, quando o então presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriota) e servidores da Controladoria Interna implantaram uma série de medidas com foco na transparência pública.

Das 288 entidades avaliadas, apenas 21 atingiram os índices elevados e foram classificados como Diamante, Ouro e Prata. Além do Legislativo de Sinop, apenas outras cinco câmaras municipais foram contempladas com o Selo Prata.

O Certificado em transparência pública é um reconhecimento que evidencia o compromisso da Câmara de Vereadores em fornecer informações claras e acessíveis à população sobre as suas atividades, despesas e decisões. Além disso, a transparência é uma exigência legal e ética para a administração pública, que deve prestar contas à sociedade.

O atual presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL), destacou a importância da transparência pública e afirmou que a instituição tem trabalhado constantemente para atender às exigências legais e aprimorar a divulgação de informações à população. Ele ainda ressaltou que a certificação recebida é uma conquista de toda a equipe de servidores e vereadores.

“Essa é uma premiação dos 15 vereadores atuantes em Sinop! Nós evoluímos muito. Em 2021 éramos Selo Bronze e, conseguimos trabalhar com eficiência suficiente para poder transmitir todas as informações e prestarmos contas à sociedade. Mas nosso intuito é melhorar cada vez mais para atingirmos um percentual ainda maior”, ressaltou.