Câmara debate importância da prevenção ao suicídio durante audiência alusiva ao Setembro Amarelo

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 01/09/2023 16h15, última modificação 04/09/2023 14h26

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, o que significa que uma média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, ficando atrás de ocorrências como acidentes no trânsito, por exemplo e violência interpessoal.

Dados de 2022 demonstram que em Mato Grosso foram registrados 270 casos de suicídio. No mesmo ano, somente em Sinop, foram nove casos. Em 2020, ano de início da pandemia, quase o dobro de suicídios foram registrados no município.

Com bases nestes dados e no cenário crescente no número de registros relacionados a doenças que acometem a saúde mental das pessoas, a Câmara Municipal de Sinop, realizou, a 2ª Audiência Pública do Poder Legislativo para debate sobre Depressão, Automutilação e Suicídio. O evento foi presidido pelo vereador Célio Garcia (União) e contou com a presença de profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, da rede municipal de Saúde, representantes de instituições e comunidade em geral.

Célio Garcia destacou a importância de se debater um assunto que acomete milhares de pessoas e que necessita de atenção especial. “Temos um número considerável de pessoas sofrendo de depressão, de idades variadas, muitos casos de automutilação registrado e precisamos chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção. É preciso debater estes assuntos. Nosso objetivo principal é fazer com que as pessoas que são acometidas sejam encorajados a buscar tratamento, assim como familiares e amigos tenham a iniciativa de fomentar essa busca naqueles que necessitam.”

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Atenção Primária à Saúde (UBS’s) é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos transtornos mentais. O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em suas diferentes modalidades é constituído por uma equipe multiprofissional, pronta para oferecer atendimento especializado e necessário aos usuários. O atendimento de sáude mental humanizado executado pelos CAPS é reconhecido pela OMS como um modelo a ser seguido.

A secretaria municipal de Saúde, Daniela Galhardo, destacou que o município já avançou muito em sua rede de atendimento às pessoas com transtornos mentais e que há previsão de mais ampliação da rede. “Durante a pandemia tivemos um aumento significativo de casos relacionados a saúde mental. Avançamos e fortaleceremos ainda mais a nossa rede de atendimento pública. Para o próximo ano está previsto a implantação de mais um CAPS, nível 1. Agradecemos a todos os profissionais e equipes envolvidos nesta rede de atendimento. Sabemos que é um trabalho, acime de tudo, feito com muito respeito e amor. Debates como este são essenciais para conscientizar a população e trabalhar a prevenção.”

O médico psiquiatra Marcos Vinícius Vilela Mancilha, destaca que a depressão é uma das doenças que mais cresce entre o público jovem. “Entre os principais sinais da depressão está o humor deprimido, a adedonia, fatigabilidade, diminuição de concentração e autoestima, ideias de culpa e inutilidade, distúrbios do sono e apetite. É comum a pessoa perder o prazer em realizar suas tarefas cotidianas, apresentar cansaço psíquico. Infelizmente, a ocorrência destas doenças e fenômenos são crescentes no Brasil, principalmente neste período pós pandêmico. A maioria das pessoas que tentam e cometem a autolesão ou o suicídio é acometida por algum transtorno mental, sendo o mais comum a depressão”, alerta o psiquiatra.

Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, o Ministério da Saúde divulga uma série de conteúdos sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde mental, ressaltando que a informação é o primeiro passo de qualquer tratamento.

A 2ª Audiência Pública do Poder Legislativo para debate sobre Depressão, Automutilação e Suicídio foi realizada na quinta-feira (31.08), no Plenário Deputado Jorge Abreu, na Câmara Municipal de Sinop.

Ainda estiveram presentes os vereadores Celsinho do Sopão (Republicanos) e Lucinei (MDB).