Câmara discute segurança pública com empresários e Polícia Militar

por José Roberto Gonçalves/ Assessoria Câmara Municipal — publicado 25/10/2022 18h55, última modificação 25/10/2022 18h55

Os recorrentes furtos e roubos a estabelecimentos comerciais em Sinop motivou uma reunião entre vereadores, empresários e a Polícia Militar, realizada na tarde desta terça-feira (25), na Câmara Municipal. Em pauta, possíveis melhorias para a segurança pública em todo o município.

A reunião foi convocada pelo vereador Mário Sugizaki (PODEMOS), que recebeu a reclamação dos comerciantes, que acumulam prejuízos ao terem seus estabelecimentos invadidos por criminosos. “É um problema que se vê em todo o país, e nós enquanto representantes do Poder Legislativo precisamos ouvir a demanda para buscar soluções. A segurança pública é uma das áreas que mais preocupam o cidadão”, destacou.

Estamos passando por um momento de certa insegurança no ambiente de trabalho. Pedimos essa reunião visando dar maior tranquilidade aos comerciantes e consumidores. A Polícia Militar tem dado resposta com ações pontuais, mas mesmo assim ainda estamos assustados”, relatou um representante do comércio, Edson Santos.

O Coronel Wesney de Castro Sodré, comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar de Sinop, explicou que as ações da PM são preventivas, mas é preciso discutir o assunto mais afundo. “O papel da polícia é agir diante de um delito, mas após a apreensão dos envolvidos é preciso que haja punição à altura de acordo com o crime. Por vezes, a impunidade oportuniza ao infrator voltar a cometer delitos”.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Cleyton Laurindo, a maioria das ações criminosas tem sido registradas, principalmente, no decorrer da madrugada.

Os criminosos planejam as invasões, indo pelo forro, utilizando ferramentas específicas, e praticam furtos pontuais, mas que trazem prejuízo ao comerciante. Por isso, nós temos incentivo os comerciantes a elevarem o nível de segurança, além de registrarem boletins de ocorrência (BO) em casa de ação criminosa”, afirmou Laurindo.

Para uma discussão mais ampla e aprofundada, foi sugerido novos encontros com a participação de agentes das polícias Militar e Judiciária Civil, além de Ministério Público e Poder Judiciário.

Sinop é uma cidade que está crescendo a cada dia, e o efetivo policial não acompanhou essa expansão. É preciso cobrar do Estado investimento na formação de novos agentes de segurança para que eles estejam prontos para ações de prevenção”, reforçou o presidente da Câmara, vereador Élbio Volkweis (Patriota).

Além de Mário e Élbio, participaram da reunião os vereadores Paulinho Abreu (PL), Toninho Bernardes (PL), Célio Garcia (União Brasil), Moisés do Jardim do Ouro (PL) e Lucinei (MDB).