Câmara faz campanha nas escolas para divulgar Ouvidoria

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 09/08/2018 18h21, última modificação 09/08/2018 18h21

A Câmara Municipal de Sinop começou ontem (8) uma campanha para divulgar a sua Ouvidoria nas escolas da cidade. Até a próxima semana, 14 escolas municipais, estaduais e particulares vão receber a visita de funcionários do Legislativo que vão deixar panfletos e vão explicar como funciona a Ouvidoria e como os cidadãos podem utilizá-la. A intenção é que os professores sejam multiplicadores do conhecimento dentro da sala de aula.

O ouvidor da Câmara, Lucas Silva, explicou que serão entregues 10 mil panfletos informativos e que a receptividade nas escolas já supera as expectativas. “Tem escolas em que os diretores dizem que, além de entregar os panfletos para os alunos, vão pedir para os professores fazerem a leitura em sala de aula. Em outra escola o tema vai ser abordado numa aula de sociologia”, explicou Silva.

Na escola Lindolfo José Treirweiller, a diretora Vilma Ferreira, garantiu que vai pedir para os professores também abordarem o assunto com os alunos. De acordo com ela, semanalmente o colégio faz a semana cívica, ensinando todos os hinos para as crianças, inclusive o municipal, e ela acredita que temas como o da Ouvidoria ajudam a reforçar o conceito de cidadania que toda a comunidade escolar já trabalha com seus alunos. “Ser cidadão não é só votar. Ser cidadão também é participar. Vou pedir para os professores trabalharem o assunto com as crianças porque praticar a cidadania é uma obrigação do professor”, disse.

A visita dos servidores da Câmara em uma sala de aula resgatou um problema de infiltração que existe na escola e serviu de inspiração para que se busque uma solução. “É muito bom vocês estarem aqui porque temos um problema antigo de infiltração e agora os alunos sabem que existe um canal para eles também reclamarem”, afirmou a professora Roseni Stel de Paula.

Os alunos também aprovaram a visita. A estudante Raquel Martins, de 14 anos, disse que gostou de saber que a Câmara Municipal está ativa não só em sua sede e que se sente parte desta movimentação. Sua colega de sala, Maria Eduarda, também de 14 anos, contou que as redes sociais são as suas principais fontes de informação e que conhece os riscos das fakes news (notícias falsas). “É bom saber que existe a ouvidoria e que a gente tem mais acesso à informação. Acredito que também é uma forma de acabar com as fakes News”, concluiu Maria Eduarda.

ENTENDA A OUVIDORIA

A Ouvidoria é um canal permanente e direto de comunicação disponibilizado ao cidadão para ele exercer a cidadania e o controle social dos gastos públicos.

Através dos canais de comunicação disponíveis nesta página, o cidadão manifesta sua aprovação, insatisfação ou reivindicação em relação aos serviços públicos prestados pelos órgãos, podendo registrar suas críticas, elogios, reclamações, sugestões, pedidos de informações e comunicados de irregularidades.

A Ouvidoria trabalha para cumprir o seu papel num dos mais importantes desafios da Administração Pública na atualidade, que é a transparência.

A Ouvidoria é o elo entre o cidadão e a administração pública. É um dos instrumentos de controle social disponível para que a sociedade acompanhe e participe ativamente da gestão.

Cidadão, fale, participe, nós queremos te ouvir!